Alguem deseja contribuir para a ciência dos meteoros por meio de observações?
Basta usar os olhos.
Leia instruções aqui:
http://www.imo.net/node/873Se a pessoa está observando meteoros "para compor relatório IMO" pela primeira vez, a sugestão é que pelo menos faça o seguinte:
1º identifique no céu o radiante
2º conte os meteoros pertencentes ao radiante. Qualquer meteoro que não for do radiante, classifique como "esporádico".
organize as contagens em intervalos, por exemplo:
das 03:00 às 03:15 : 3 geminídeos e 1 esporádico
3º anote (ou registre) demais informações ao longo da sessão tais como: condições meteorológicas, magnitude limite a olho nu.
4º dedique pelo menos 1 (uma) hora efetiva de observação.
5º tem uma nuvem bem na direção do radiante?? não tem problema, observe a região mais próxima e apenas anote qual foi, por exemplo:
das 03:30 às 04:00 observei o campo de visão centrado em Prócion...
Acho que estas dicas básicas são suficientes para uma primeira observação para fins de relatório.
Sei que alguns vão acrescentar mais coisas, e de fato uma sessão de observação de meteoros tem mais coisas para ver/anotar, mas estou me referindo àquele que vai fazer tal observaçao pela primeira vez.
Demais dicas a pessoa vai pegando com a prática.
Detalhe: tudo isso sem precisar de nenhum instrumento a não ser os próprios olhos.
Se o pessoal estiver realmente interessado em montar um programa de observação de meteoros, se manifeste. Talvez possamos organizar cartas com estrelas comparação padronizadas. Mas é preciso ter certeza. Sem "talvez".