Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 652 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Amador
Amador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 111
 Registro: 29/09/2009

Deep Sky em pequenos Telescopios

Mensagempor acollucci » Qua, 06/01/2010, 12:47h

Estou abrindo este tópico para comentar sobre observações de Deep Sky em pequenos telescopios.
Pq como diriam quem nao tem cão caça com gato, e como nao tenho um telescopio grande ainda, estou usando o meu galileoscopio Abertura de 50mm f/d 10.

Meu primeiro relato e sobre a observação de M42 com ele, gostaria de falar que gostei do que vi, a Nebulosa apareceu para mim como uma nuvem azulada ao redor de um ponto azul. Usei uma ocular de 20mm que acompanha o galileoscopio.

Bom fica aberto o topico para os observadores que usam um equipamento semelhante postarem seus resultados.

att,

Anthony Collucci
http://amcollucci.com.br
Newtoniano 140mm EQ2
Galileoscope Refrator 50mm

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 64
 Registro: 15/11/2009

Re: Deep Sky em pequenos Telescopios

Mensagempor Danmors » Qua, 06/01/2010, 15:07h

olá, tenho um refletor 76mm, e ele não me decepciona.
A M42 realmente é linda e pode ser vista por qualquer objeto.
Além dela tem vários objetos que podem ser visualizados por pequenos telescópios.
Na Carinae tem muitos objetos apreciáveis, a Neb. de Eta Carinae, o NGC 3532, IC 2602(Pleiades do sul).

No cruzeiro do sul pude me divertir com A Caixa de jóias NGC 4755, e com a Dupla acrux.

Ainda em órion, poderá ver a dupla Mintaka extremidade norte do cinturão de órion.

As Híades e Pleiades em touro também são lindas.

Resumindo, em relação a DSOs, os pequenos telescópios, são bons para aglomerados abertos, o resto da até pra tentar, mas creio que os aglomerados abertos proporcionam as melhores visões.

Outra dica, é fugir das oculares que vem junto.
Compre Plossl, garanto que não irão se arrepender, a diferença é enorme.

valeu.

Céus limpos a todos

Equipamento:
Telescópio refletor 76mm f/9,2
Binóculos Tasco 10x50 e 8x21

"Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito..." Shakespeare, Hamlet, ato 2, cena 2.

Responder com citação  

Amador
Amador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor acollucci » Qua, 06/01/2010, 16:10h

Danmors escreveu:
Outra dica, é fugir das oculares que vem junto.
Compre Plossl, garanto que não irão se arrepender, a diferença é enorme.

Danmors,

Isso eu ja estou providenciando!!

Para Observação planetaria estou comprando uma 6mm, que estaria quase no maximo do meu aumento teorico max (Dob * 2.5). E se o dindin der ainda vou comprar uma 12mm.

att,

Anthony Collucci
Newtoniano 140mm EQ2

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Danmors » Qui, 07/01/2010, 02:51h

Não compre uma 12 não, vale mais a pena uma de menor aumento, como uma 20mm

Assim vai ter uma boa ocular para céu profundo e uma para planetas, eu fiz isso, garanto que é melhor, mesmo porque se futuramente vier a comprar uma barlow a 12 x 2 acabaria tendo o mesmo aumento que a 6, e com uma barlow de 3, passaria do limite, de forma que a de 20 te proporciona mais versatilidade, com maior luminosidade e campo, sem contar que Plossl muito pequenas não são consideradas muito boas, a 6 até vai, mas a 20 seria melhor que a 12 porque teria uma ocular de campos largos.

Você irá rir sózinho da diferença da Plossl para as Huygens, é enorme, no mercado livre tem uma cara de capão da canoa no rio grande do sul, que vende oculares plossl por 62 reais e são ótimas, vale o preço.
Mas acho que a 12mm é muito pequena.
Qual a distancia focal do galileoscope?
Dependendo poderia ser até uma 15mm, mas te garanto que é meelhor ter uma ocular pequena para grande zoom, e uma o maior que for possível, para aumentos na faixa de 30 X para se ter mais luz e campo, assim vai ter duas oculares totalmente diferentes e um leque de opções maior .

Outro conselho, planetas são poucos, e não muito legais de serem vistos em pequenos telescópios, se você você e só pudesse comprar uma ocular, compraria primeiro a grande, pois tem épocas que nem da para ver planetas no céu, já DSOs sempre estão lá, e existem muito mais, de forma que com uma ocular de DSOs, poderá apreciar muito mais coisas que numa planetária, a planetária acaba ficando mais enjoativa, não ignore os planetas, mas deixe-os de segunda opção, porque com um galileoscope, se olhar jupiter varias vezes, irá sempre ver as mesmas coisas, não oferece detalhes suficientes para se observar durante muito tempo e estuda-lo, já DSOs, como citei no post anterior, tem muitos, e eu só citei uma parte pequena dos que observei

Equipamento:

"Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito..." Shakespeare, Hamlet, ato 2, cena 2.

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 210
 Registro: 27/12/2008

Mensagempor xeagle » Qui, 07/01/2010, 04:29h

existe um livro em inglês que trata apenas de observações com pequenos telescópios: "Real Astronomy with Small Telescopes".

acredito que tudo é relativo ao céu que se tem a disposição. numa região com um céu sem pl até um 50mm pode gerar ótimos resultados.

O primeiro pecado da humanide foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida. -Desconhecido-

Responder com citação  

Amador
Amador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor acollucci » Qui, 07/01/2010, 16:23h

Xeagle,

Livro excelente esse que vc me passou, baixei ele na Net, agora ja to até comprando ele na amazon, valeu pela dica.

Danmors

Realmente existem muit mais DSOs que planetas, mas eu gostaria de mais detalhes, bom de qualquer modo a ocular de 6mm eu vou comprar, mas vou colocar na minha "cestinha" uma de DF maior. Tipo tenho uma ocular 20mm, acho que vou adquirir uma de 15 entao como vc me recomendou.

att,

Anthony Collucci
Newtoniano 140mm EQ2

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 210
 Registro: 27/12/2008

Mensagempor xeagle » Qui, 07/01/2010, 18:08h

outro bom livro dedicado a pequenos telescópios "Turn Left at Orion: A Hundred Night Sky Objects to See in a Small Telescope--and How to Find Them"

eu tenho os dois em pdf. quando der vo comprar a versão capa dura desse que menciono.

O primeiro pecado da humanide foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida. -Desconhecido-

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Danmors » Sex, 08/01/2010, 03:32h

Eu também tinha uma 20mm, mas uma huygens, a diferença é enorme para uma plossl, ontem tive o enorme prazer de ver a neb de eta carinae inteira na ocular, com a huygens não dava, tinha que ficar mexendo o tele, e isso é chato, a Ngc 3532 na plossl mostrou muuuuiito mais estrelas, pareceu muito mais nitida, as pleiades do sul também couberam inteiras, deu pra ver a m42 bonitinha e os aglomerados próximos, e também pude observar muitas estrelas em volta do cinturão de órion, dentre as 3 princpais.

O tempo tava péssimo, mas com a plossl 6,5mm, pude ver saturno com um anel, mas foi de longe minha melhor observação, depois de tudo, me diverti mais com a lua que tava minguante, muito bela de se observar e fotagrafar

Equipamento:

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Indefinido
 Msgs: 1648
 Registro: 06/10/2009

Mensagempor Eduardo Costa Yahoo » Sex, 08/01/2010, 17:38h

Com um refrator de 70mm, com as a objetivas compradas no site citado, tubo em PVC 75 e em montagem AZ1, consegui ver em Guarulhos, que tem poluição luminosa e um bocado de nebulosidade o que o pessoal citou com facilidade. A M41 ameaça aparecer.
Com uma ploss 25, dá para ver um bom pedaço de Carina. O que for possível ver com binoculos será possível ver com pequenos telescópios deste porte, pois ganham em abertura, mas perdem em campo e razão focal em relação a binos. Se o céu for limpo, dá para achar um bocado de alvos.

Teoricamente aberturas de 76 chegam a magnitude 12 e tem resolução de cerca de 10 minutos. Mesmo que por uma ótica simples e condições atmosféricas os limites sejam mais baixos, ainda há coisas interessantes para se ver.
Sempre avaliando as limitações deste tipo de observação.

[Inativei a conta]

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 311
 Registro: 16/08/2009

Mensagempor rafaaa_trilogy » Sex, 08/01/2010, 18:45h

M41 ameaça aparecer? Eu pude ver esse aglomerado com alguma facilidade, tanto com a luneta de 60mm, quanto com o bino 10x50...

Imagem

Equipamentos:
UpClose 10x50

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Danmors » Dom, 10/01/2010, 14:43h

M41 é o aglomerado em cão maior?

Se for eu também só vi uma ameaça.

Equipamento:

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 311
 Registro: 16/08/2009

Mensagempor rafaaa_trilogy » Dom, 10/01/2010, 18:17h

Sim, o aglomerado fica em Cão Maior, bem perto de Sirius.

Imagem

Equipamentos:
UpClose 10x50

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 652 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer