Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain


Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia


Forum de Astronomia Cosmobrain
 
 
 
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 8 Mensagens ] 

  Autor

  Mensagem


Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Ter, 15/12/2015, 18:29h

O Observatório Nacional e a revista Ciência Hoje publicaram algumas chapas fotográficas do eclipse solar total de 1919,irei fazer comentários e contar algumas histórias.

São eventos no espaço-tempo que ficaram registrados,fantástico mesmo.É assim,conhecemos os relatos dos cientistas que participaram das expedições e as manchetes dos jornais da época,mas não há nada como ver as imagens.
http://cienciahoje.uol.com.br/revista-c ... obral/view

Nas imagens vemos algumas pessoas observando o céu,muito provavelmente estão observado o Sol com os ditos "vidros esfumaçados",muito perigoso,mas foi o que aconteceu.O tempo estava muito nebuloso,ocorrendo uma abertura entre as nuvens só poucos minutos antes da totalidade(2 ou 3 minutos antes).Foi por pouco!

A Egreja do Patrocínio (sic) estava localizada numa várzea descampada(Largo do Patrocínio) ,depois Praça do Patrocínio,depois Praça Cel.Fernando Mendes,depois Praça Cel. Oswaldo Rangel.Mas é mais conhecida por Praça do Patrocínio ... mesmo.Bem, nas imagens observamos os trilhos dos bondes puxados a burros,a linha ía da praça da estação da estrada de ferro de Sobral para a Praça Senador Figueira e daí para a Praça do teatro São João e posteriormente até a chamada Cruz das almas..A passagem custava 100 réis(tostão da série cuproníquel[1918-1935]),existe até um ditado:
"Quem nasce para dez réis,não chega a tostão."
https://youtu.be/6_wZb_nccTI
meio cínico,mas é só para distrair. :)

Não vemos a coluna com a estátua da liberdade,inaugurada somente em 7 de setembro de 1927,em comemoração da fundação da cidade de Sobral(1841) e nem o monumento do eclipse(1973),claro.mas vemos o morize ao lado de um padrão,será o monumento do eclipse original?
Bom,é isso aí,a comissão brasileira ficou na Praça do Patrocínio e as comissões inglesas e americanas ficaram no antigo prado,em frente ao palacete do Dr.José Saboya de Albuquerque.

https://youtu.be/_A_ythvfAGg?t=8m1s
Vou nessa,depois contarei mais alguma histórias.




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Re: Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Sex, 18/12/2015, 03:32h

Cont. ...

Bem,a cidade de Sobral era conectada com o mundo através da estrada de ferro de Sobral e do porto de Camocim,os bondes faziam uma ligação entre a estação e a cidade,muito provavelmente,alguns equipamentos das expedições científicas foram transportados em vagões de carga desses bondes.Ainda estou pesquisando,uma linha dos bondes é sugerida abaixo:
Imagem
A linha saía da estação em direção ao antigo mercado e chegava até a chamada Cruz das Almas.A empresa Ferro Carril Sobralense localizava-se na rua Conselheiro José Júlio.Inicialmente possuía 2 bondes com lotação para 12 pessoas,mas deve ter melhorado.Existiam os carros de passageiros e vagões de carga puxados por parelhas de burros.O serviço de bondes funcionou até meados da década de 20 do século XX.

Bela foto de bonde puxado a burros.Deve ser de mais ou menos da época.Se não me engano essa é a antiga rua Campello,atual rua Cel.Ernesto Deocleciano,em frente ao antigo mercado.O prédio à esquerda talvez seja a antiga farmácia Monte.
http://www.sobral24horas.com/2014/11/so ... ga_15.html

P.S.: no mapa acima coloquei a localização de algumas praças e casas,mas é necessário manter em mente que uma praça da época,em muitos casos,abrangia um grande descampado com jardins murados.Algumas ruas mudaram e/ou surgiram.O solar do Cel.Fernando mendes é hoje um colégio e o palacete do Cel.Ernesto Saboya de Albuquerque,em frente do antigo prado,não existe mais(pena).




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Re: Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Seg, 21/12/2015, 02:08h

Mais ...
Imagem
Continuarei a melhorar o mapa,ainda está tosco,mas pesquisarei mais .
Olhem esta foto do antigo mercado de Sobral,em 1912,vemos o mercado,a antiga "Pharmacia Monte"(na esquina onde os trilhos dos bondes fazem a curva para a rua Campello) e o antigo sobrado do Cel.José ignacio Gomes Parente(lá ao fundo).É oportuno lembrar,a chapa fotográfica é um negativo,esta imagem apresentada está invertida,digamos assim,horizontalmente:
http://arch.coc.fiocruz.br/index.php/me ... -de-sobral

Trilhos nos remetem também aos trens,era o que tinha de mais rápido na época,andam geralmente em linha reta e com velocidade constante.É por isso que mestre Einstein tanto gostava de utilizá-los para exemplificar certos problemas da Física.

Vimos imagens que apresentavam grande parte das empresas humanas.Vimos a Ciência,a religião,a tecnologia ... cidade e o povo.Mestre Einstein certa feita escreveu:
"A condição humana me fascina.",em Como Vejo o Mundo.,Einstein.

Einstein também falou da nossa ilusão de fazer uma distinção entre passado,presente e futuro.Aqui um belo documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=LKMuWY_EiiI

Será que depois de tantos anos,compreendemos realmente a profundidade da teoria da relatividade(especial e geral)?o tempo e o espaço são relativos ,mas existe um ente absoluto... o espaço-tempo e este já está,digamos assim,decidido.Bem,estou divagando um pouco,voltarei ao assunto do tópico.




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Re: Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Seg, 28/12/2015, 18:56h

Continuação.
Imagem
Ainda tá toscão,mas vou melhorar esse mapa.Bem, o posto de observação americana e inglesa era aqui:
http://historiadesobral.blogspot.com.br ... ntiga.html
O casarão dos Saboyas de Albuquerque ficava na Praça Senador Figueira,onde ficaram hospedadados os cientistas das comissões norte-americana e inglesa.Os postos de observação dessas comissões ficavam em frente.. no Jockey Club(antigo prado).

Falamos um pouco sobre os transportes da época,agora será o clima ... o tempo mesmo.

O interior do Ceará,de tempos e tempos,sofre com secas,em 1919 houve uma seca braba,essa seca foi até mais severa que a de 1915.Sobral sofreu muito com essas secas e com as inundações de 1917 e 1924.

O eclipse solar total de 29 de maio de 1919 ocorreria no final da quadra chuvosa e num ano de seca severa.A movimentação na cidade foi grande.
http://tokdehistoria.com.br/2015/11/26/ ... omprovada/
...os bondes trafegavam lotados com gente até nos estribos, "pegando bochecha".A população já estava munida com os vidros enfumaçados por chama de vela,e talvez com bacias de água, para poder observar o eclipse,mas na manhã do grande acontecimento o céu estava completamente fechado,já pensou ...o eclipse do século estava para acontecer e as nuvens atrapalhando.

As palavras de uma testemunha do evento:
"No dia em que se deu o eclipse,o céu amanheceu completamente encoberto,precisamente no local das observações.Choveu um pouco(8h15m).Mais tarde o tempo levantou,permanecendo,porém,sobre o posto de observação,uma densa nuvem negra.Cinco minutos antes de ter lugar o eclipse,um grande vendaval(vento relacionado com a queda da temperatura??) tangeu a nuvem para longe,fazendo-se uma abertura(8h56m,aproximadamente) ,da qual se pode observar completamente o mesmo." Morize,para A Gazeta de Notícias(RJ),12 de julho de 1919.

A totalidade começou às 8h58m,aproximadamente.

"Só o pude ver por alguns instantes(a olho nu),pois que da câmara photográfica onde me achava não podia desviar minha atenção.Contudo,o vi e muito bem,através das lentes.Na rapidez com que o observei como particular(a olho nu) e não como cientista -notei que ele tinha um aspecto deslumbrante." Morize,para a Gazeta de Notícias(RJ),12 de julho de 1919.
Os sublinhados e excertos entre parênteses são meus.

Deslumbrante,esse é o adjetivo para um eclipse solar total:
https://youtu.be/r7kVT2kjSDM
A totalidade desse eclipse durou uns 2 minutos e meio,a de Sobral durou 5 minutos e poucos segundos.Deve ter sido deslumbrante realmente!




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Re: Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Qui, 21/01/2016, 04:49h

Coisas que o tempo levou...como diria Dom José.

Hoje o tempo está nublado e chovendo em Fortaleza,por falar em Fortaleza e em chuva lembrei-me das antigas várzeas descampadas do Vale do Acaraú,uma dessas era a Praça da Fortaleza,assim chamada por ter umas rochas ali perto(onde ficava a COFITED),local de uma batalha...reza a lenda.
Bom,a Praça da Fortaleza tornou-se a Praça Senador Figueira,quando os antigos sobralenses se referiam a essa praça costumavam acrescentar "avenida" e/ou "Prado".
No Ceará temos a quadra chuvosa que vai de fevereiro a maio,é quando as chuvas se intensificam,existem até os dizeres:
"Abril,chuvas mil"
"Maio,queijo e milho verde"
Pois bem,nas inundações essas várzeas ficavam alagadas,o "Prado" costumava ficar sob uns 3 metros de água.Felizmente,as águas se retiravam rapidamente,geralmente em um dia.A inundação de 1917 durou 7 dias,se não me engano.
http://cearaemfotos.blogspot.com.br/201 ... norte.html
Na derradeira imagem vemos o prado alagado,o palacete dos Saboyas e a antiga fábrica de tecidos(COFITED).Na penúltima imagem vemos uma inundação atingindo até os antigos trilhos dos bondes da rua Senador Paula(atual Av.Dom José),à direita vemos o antigo mercado(demolido),a antiga "Farmácia Monte"(demolida),o antigo sobrado do Cel.Ignácio Gomes Parente(descaracterizado) e bem lá ao fundo ... o antigo prado.

O incrível mesmo é que,segundo a TRR,o nosso passado pode ser o presente para alguns observadores(leia-se referencial) e futuro para outros.
Sobral em 1912:
http://www.sobral24horas.com/2013/08/sobral-antiga.html
À direita vemos o mercado,a farmácia monte(onde os trilhos fazem a curva para a rua Campello) e o sobrado do cel.Ignácio Gomes Parente(último prédio).
Ao centro vemos os trilhos dos bondes dobrando para a rua Campello e o prado,lá ao fundo.De certo modo,essa cena aí,se repetiu ou se repetirá...permanece.

É giro imaginarmos os caras das expedições de 1919 passeando por esses locais.

Bom,é isso aí,adoro as histórias da minha terrinha.

Fontes:
Jornais antigos de Sobral.
História de Sobral,Dom José Tupinambá da Frota.




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Re: Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Ter, 26/07/2016, 04:02h

Olá,voltei!Tinha esquecido a senha,mas lembrei.

Bom,meus desenhos são de nada,o jeito foi arranjar umas fotos.No site do IBGE encontrei uma bem legal.
http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php ... &id=437037

Foto sem data,talvez da década de 50...,à esquerda,vemos a COFITED e parte do antigo "prado"(Jockey Clube de Sobral),os casarões do Dr.José Saboya de Albuquerque e do Cel.Vicente Saboya de Albuquerque e o começo da praça Senador Figueira.O Patronato(antigo solar do Cel.Fernando Mendes) ,embaixo e à direita.

Na pista de corrida do antigo prado foram montados os equipamentos dos ingleses e parte dos norte-americanos,os brasileiros ficaram no largo do Patrocínio.

É isso,Até.




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Re: Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Ter, 10/01/2017, 10:23h

Oi,

Navegando na internet encontrei um vídeo no qual uns caras afirmam que encontraram o celóstato de 8 polegadas da comissão inglesa que foi para Sobral:
https://youtu.be/rSiJup2eShw?t=16m7s
Muito legal,se realmente for equipamento de 1919, é um achado extremamente valioso.
Aqui fotos:
https://www.flickr.com/photos/institute ... 083106711/

Notícia:
http://www.iopireland.org/news/16/oct/page_68189.html
Verificarei mais profundamente depois.




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 02/09/2007

Offline
Re: Sobral e o eclipse de 1919

Mensagempor troy » Qui, 06/07/2017, 23:54h

Hi,

Fotografias "capturam" eventos do espaço-tempo e um bom fotógrafo sempre passa uma narrativa,óbvia às vezes,através delas.

Um belo trabalho realizado que resgata uma parte da história do eclipse em Sobral:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S18 ... ci_arttext


Espetáculo de artigo,a figura 3 mostra,à esquerda, a casa do Sr. Manoel Vergniaud vizinho do casarão do Dr. José Saboya de Albuquerque(casarão com "água-furtada" e mirante)que por sua vez era vizinho do Cel. Vicente Saboya de Albuquerque.Á direita,temos o Club dos Democratas e a casa do Sr.Amaral.Vemos também o barracão da comissão inglesa e alguns equipamentos da americana no antigo Prado.

A figura 9 está invertida horizontalmente,é o Largo do Patrocínio com o abarracamento da comissão brasileira.

O artigo fala um pouco de Manoel Thaumaturgo Adeodato,diretor da empresa Ferro Carril Sobralense.Mostra também um pouco do trama da seca,a seca de 1919 foi excepcional(S4),seca braba onde até urubu e jurema morreram.

Muito bom trabalho,depois comentarei mais.

Parabéns.




" pensar é mais interessante que saber,mas é menos interessante que olhar"

Goethe

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 8 Mensagens ] 

 
Ir para:  
 

 Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.
 
 
Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

cron
 
Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer