Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 162 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 825
 Registro: 06/09/2009

Re: Festa das Estrelas do Portinari

Mensagempor rjcavallini » Sex, 18/06/2010, 17:16h

Olá Riba,

Que pena.
Não seria possível um "Plano B"?
Você poderia vir com sua filha até Ribeirão Preto, e depois poderia vir de ônibus até Batatais, são só 40 km.
Fiz uma parceria com um hotel aqui em Batatais e eles farão um bom desconto para quem participar da festa.
O que acha da idéia?

Abraços,

Ricardo

www.astroparatodos.blogspot.com

Galeria Projeto Astronomia Para Todos - Batatais

Local de Observação: 20°53'28.92"S 47°34'24.82"W

Carpe Diem

Prof. Ricardo Cavallini

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 383
 Registro: 10/12/2009

Mensagempor jppereirau2 » Sex, 18/06/2010, 17:44h

Olá Cavallini, caso o Riba queira vir, não seria necessário nem onibus, pois basta combinarmos um local em Ribeirão Preto, que eu passo pega-lo, visto que faz parte do nosso trajeto passar por la!
Riba, fica ai uma idéia e um convite!

Cavallini, ta chegando a hora, será dificil até pra dormir essa noite, de tanta ansiedade!

Abraços
Pereira

Orion XT8 203mm f/6
http://aateu.blogspot.com

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2143
 Registro: 27/04/2009

Mensagempor Ozzy » Sex, 18/06/2010, 18:41h

Riba, que pena !
Mas dá um jeitinho brasileiro aí, hein?!

Abração !

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 476
 Registro: 07/03/2008

Mensagempor Riba » Sex, 18/06/2010, 22:06h

Plano B, jeitinho Brasileiro, muito bom viu hehehe, Cavallini , mesmo que eu desejasse ir com ela até Ribeirão, não seria possível, porque ela sempre viaja juntamente com funcionários e veículo da empresa, sem chance, mas de qualquer maneira fico grato demais pela dica e também pelo interesse de todos para que eu possa fazer presença neste evento, diante da mudança de planos acabei assumindo outro compromisso para o sábado e domingo prá tirar o tédio e não ficar pensando muito na festa, pois eu também já estava ficando igual ao Pereira, muiiiiiita ansiedade hehehe, mais uma vez agradeço ao Cavallini, Ozzy e Pereira, fico torcendo para que o evento realmente seja coroado de sucesso, aproveitem, abraço

RIBA.

PEDALE MAIS, POLUA MENOS.

SkyWatcher 150mm Go To Star Discovery
Celestron PowerSeeker 80mm EQ
Binóculo UpClose 10x50
Ocular UltraWide 6mm
Ocular GSO Plossl 32mm
Ocular Wideangle 10mm
Ocular Wideangle 23mm
Oculares Celestron: 20mm e 4mm
Barlow GSO 2x e 3x

Responder com citação  

Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 18
 Registro: 13/05/2010

Mensagempor PiuAstronomo » Dom, 20/06/2010, 02:18h

eu fui na festa das estrelas e foi muito bom parabens a próxima irei fazer mais uma presença se eu tiver ainda em batatais - sp.

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 383
 Registro: 10/12/2009

Mensagempor jppereirau2 » Dom, 20/06/2010, 14:55h

Pessoal, acabei de chegar de Batatais, onde se realizou a festa das estrelas!
A festa estava otima, a quantidade de pessoas que participaram foi muito grande (acho que perto de 400 pessoas). Não só alunos, mas toda a comunidade de Batatais participaram, foi muito legal, ver familias inteiras se interessando em olhar pelas oculares dos telescopios montados na quadra poliesportiva da escola.
Estavam montados 3 telescopios de 200mm e 3 telescopios de 180mm (todos refletores dob), alguns estavam focalizando a lua, com aumentos diferentes, outros saturno, e outros estavam focados em alguns aglomerados mas brilhantes. Cada telescopio, contava com um monitor, pra corrigir a trajetoria (pois os teles eram dob), e responder algumas duvidas das pessoas (os monitores éram: Milito, Ozzy, Eu, Marcos, Daniél e Silvinha).
Antes da seção de observação, teve uma palestra com astronomos da USP/Ribeirãp Preto, e exposição de fotos do telescopio Hubble. Assim que terminou a palestra, a galera foi em peso pra quadra, formando varias filas em cada telescópio (tinha gente que não acabava mais, meu telescopio estafa apontado pra Saturno, e eu tinha que corrigir o campo com uma certa frequencia. Tomei uma overdose de Saturno).
Éra muito interessante ver a expressão no rosto de cada pessoa que olhava, alguns ficavam perplexos, outros adimirados, e outros dedecepcionados (perfeitamente normal), segundo relatos, teve uma pessoa que ficou tão emocinada em ver o aglomerado M7 em Escorpião, que chegou até chorar!?!?
Posso dizer que foi tão gostoso, que ficar 3 horas em pé ao lado do telescópio nem foi tão cansativo!
Logo o pessoal irá postar algums fotos, e fazer um relato mais detalhado!

Cavallini, mais uma vês você esta de parabéns. Obrigado por ter nos dado a oportunidade de participar deste maravilhoso evento!
Milito, novamente foi ótimo estar com você (valeu pela colimação do secundário), vamos ficar aguardando ansiosamente para o prox mês (o prox encontro do grupo A.A.T.E.U.
Ozzy, e Silvinha não precisa nem falar, nossa amizade se fortalece a cada dia!
Marcos e Daniel, foi um imenso prazer conhecer vocês, espero qaue vocês passem a fazer parte do nosso grupo!

Abraços
Pereira

PS as camisetas do grupo A.A.T.E.U. ficaram lindas, e ainda mais com o logo do cosmoforum na manga!

Orion XT8 203mm f/6
http://aateu.blogspot.com

Responder com citação  

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 5700
 Registro: 05/04/2004

Mensagempor Edu » Dom, 20/06/2010, 17:27h

Parabéns a todos, aguardamos mais relatos e fotos.

Abraços.
Edu.

" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos,
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)

19° 54' S 43° 54' O

Responder com citação  

Amador
Amador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 120
 Registro: 21/04/2010

Mensagempor procarvalho » Seg, 21/06/2010, 01:15h

puxa gente, fiquei muito feliz com o resultado positivo da festa!
pena que nap pude ir! o pior de tudo é que um dos motivos de eu ter faltado acabou furando, aumentando assim a minha frustação! :cry:
mas na proxima , eu vou sim, sem chance de perder!! parabéns a todos!

Paulo carvalho

por enquanto, a olho nu!!

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 476
 Registro: 07/03/2008

Mensagempor Riba » Seg, 21/06/2010, 03:39h

Olá, acabei de chegar de SP e vim correndo ligar o computador exclusivamente para saber das novidades da festa, fiquei feliz em saber que o objetivo foi atingido, principalmente pela quantidade de pessoas que compareceram, muito bacana também a população ter participado de algumas observações, isso comprova que o tempo colaborou, que bom, parabéns à todos que colaboraram para o sucesso deste evento.

PEDALE MAIS, POLUA MENOS.

SkyWatcher 150mm Go To Star Discovery
Celestron PowerSeeker 80mm EQ
Binóculo UpClose 10x50
Ocular UltraWide 6mm
Ocular GSO Plossl 32mm
Ocular Wideangle 10mm
Ocular Wideangle 23mm
Oculares Celestron: 20mm e 4mm
Barlow GSO 2x e 3x

Responder com citação  

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 12
 Registro: 18/08/2009

Mensagempor Marfuzi » Seg, 21/06/2010, 11:48h

Bom dia, antes de tudo gostaria de agradecer e parabenizar o Prof. Ricardo pelo empenho e sucesso do evento.
O que mais me chamou a atenção foi a sessão de obsevações com telescópios, pois foi meu primeiro contato com eles e espero em breve adquirir um. Confesso que fiquei emocionado e mesmo depois que fui pra casa, peguei meu Bino e continuei observando a noite toda.

Abraços ao pessoal que estava monitorando as observações, principalmente ao amigo "Pereira" que teve que me aturar quase a noite toda...rs...parabéns e muito obrigado pela atenção de todos.

Marcelo Fuzisawa

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2143
 Registro: 27/04/2009

Mensagempor Ozzy » Seg, 21/06/2010, 15:28h

PiuAstronomo escreveu:
eu fui na festa das estrelas e foi muito bom parabens a próxima irei fazer mais uma presença se eu tiver ainda em batatais - sp.

Piu, onde você tava ? :D
---

Quando acabou a festa, fomos para uma casa da família do Cavalini dar uma relaxada e continuar a observar mais um pouquinho, e ficamos com Júpiter na ocular.
Pereira, o que pensamos ser Urano, era na verdade Calisto.

Fomos dormir umas 2:30 hs bem bagaçados ! Beeeem cansados, mas muitíssimos felizes!

A festa arrebentou a boca do balão! (essa é gíria antiga, hein?! ahahah )
Foi um sucesso! O Pereira já relatou como se desenrolou toda noite, vou então complementar...

Chegando em Batatais fomos direto pra escola, encontramos já com o Milito e o Cavallini com a mão na massa e já fomos ajudar a carregar os telescópios para a quadra.
O Cavallini ficava de lá pra cá (cara, você não ficou meio louco não?! :-) ) correndo atrás das finalizações para o início do evento.

Aí tivemos uma pequena aulinha com o prof. Milito sobre colimação do secundário (Valeu Milito!) e já partimos para colimar os telescópios.

Logo fomos jantar, abastecer a caixa pois a noite seria daquelas!
O Cavallini nos mostrou um restaurante muito bom, uma delícia de comida, não é dona Silvia?! :-)
Brindamos nosso re-encontro e logo em seguida voltamos para a escola.
Nisso já chega a imprensa local para fazer a cobertura da festa.

A escola toda decorada, linda de morrer! Logo na entrada, um túnel feito com um pano preto cheio de estrelas que levava ao pátio, onde ocorrera a palestra e também mais ao fundo, os lindíssimos cartazes com magníficas fotos de vários tipos de objetos com um explicativo. Eu amei esses banners!

Na parede lá no alto na parede, um hiper-mega-gigante cartaz com a evolução do universo! Muito xiki !

Antes de começar a palestra, a escola começou a encher de gente. Minhas pernas já começaram a me avisar que iam doer de ficar em pé várias horas - ou era apenas ansiedade misturado com um tiquinho de "será que eu dou conta?" com uma dose energética de felicidade!!

O pessoal queria saber mesmo de olhar o que nunca tinha visto com seus olhos! Todo mundo descia e se aglomerava ao lado dos telescópios!
Foi difícil tirar o povo dali, pois a palestra estava para se iniciar e as observações seriam só depois dela.
Ahahahaha foi muito legal ! Eu olhava pra cara dos monitores e sinalizava "vamos subir", e eles estendiam as mãos ao lado do corpo, como se estivesse esperando chuva. :-)
Aí olhava para a cara do público e todos estavam entusiasmados, em fila, querendo ver, querendo ver, querendo ver ...
"Por favor moço, agora é minha vez!" "Professor, mostra pra mim, rapidinho" "Deixa eu" Deixa eu! Deixa eu!"
Realmente foi difícil contornar o pessoal que ali estava, todo todo, junto com aqueles canhões apontados para o céu. Imagina pessoal, a maioria das pessoas nunca tinham visto um telescópio na vida, e então estavam no meio de seis bazucas!
Com jeitinho, levamos o público para a palestra.

Finalizada a palestra, abriu os portões e parecia um estouro ansioso para ver imagens que eles jamais esquecerão.

Antes do pessoal descer, os monitores já estavam lá, esperando o peso do público. Eu ainda não estava lá, mas queria ter visto a cara dos monitores olhando aquela multidão toda correndo em suas direções ! ahahahahahah :mrgreen:

Cara, o que eu posso falar mais além disso, é que realizei um dos meus sonhos (inclusive postado aqui no forum) que era levar a astronomia para as escolas. E muito obrigado Cavallini por ser o grande pilar disso tudo.

Os monitores todos uniformizados com as camisetas novas, mostravam-se ser muito importantes ! 8) Até falei pra Silvia (minha namorada) que estava apontando um dos teles para a lua e monitorando o pessoal: " Nossa, to me sentindo todo-todo com a molecada me chamando de professor!" ahahahah

SUCESSO TOTAL !
Esta é a palavra que resume tudo!

Contudo, vou finalizar agora, com alguns comentários do pessoal que observou na "minha seção", mirado em Saturno(Olha que xiki ! )

Aqui precisarei usar a linguagem "internetês" para tentar transparecer algumas emoções, ok?!

"Nooooooossa moço, que loko!"
"Ah você tá brincando comigo! Nã oé de verdade, você colou um adesivo de Saturno aí dentro!" (Essa eu já ouvi 2x)
"Nossa, muito pequeno! Só dá pra ver um pontinho!" (Fora de campo)
"Que lindooooooo! Que que é esses pontinhos em volta dele?" (Luas)
"Por que ele tá andando?" (Atravessando a ocular)
"Ai que coisa mais linda!" (Essa frase foi a campeã! As expressões nas faces das pessoas eram de tirar o fôlego!"
"Saturno é o mais bonito de todos!" (Depois de passar pela observação da lua e aglomerados)
"Quero ver de novo!"
"Que baguio loko véi! É Saturno mesmo ? Saturno Saturno?!" (hahahahah)

Não me lembro de mais algumas diferentes ... mas do que nunca vou esquecer são as senhoras e senhores (média de 65 anos) querendo ver o que nunca imaginariam: "Os anéis de Saturno!" muito emocionante! Muito mesmo!

Tinha bastante gente interessado em comprar telescópio, perguntando sobre preços, especificações, etc... (É bem provável que aparecem aqui no fórum!)

A molecada fez a festa mesmo foi com o Laser Verde, imaginem né ... Apesar disso, ficavam impressionados quando chegava a sua vez de botar o olho na ocular.

Muitas perguntas, muitas respostas, muita conversa e passando o pouco que a gente sabia, para aquelas pessoas que levarão essa festa em seus corações.

"Fazia muito tempo que a escola não recebia tantas pessoas assim para uma festa. Uma festa sem comida, sem bebida (entre aspas), tudo apagado e vieram para observar o céu!" - Ricardo Cavallini, finalizando a noite lá na casa onde o Pereira, a Silvia e eu dormimos.

Precisa falar mais alguma coisa ?!

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 502
 Registro: 10/03/2010

Mensagempor aliengrey » Seg, 21/06/2010, 15:55h

Fico emocionado com o relato de vocês. Quantas vezes, na minha infância, quis ter acesso a um telescópio, e o mais perto que cheguei foi um clube de astronomia da escola que fechou por falta de interessados. Se a gente que acompanha aqui já se emociona ao ver um aglomerado ou nebulosa nova, imagina a criançada que nem sonhava em ver os anéis de saturno com os próprios olhos.

Vocês estão todos de parabéns, por dar essa alegria ao povo que nunca teve contato, e por despertar o interesse de novos astrônomos em potenciais. Acho que o comentário do novo amigo Marcelo resume muito do entusiasmo:

Marfuzi escreveu:
O que mais me chamou a atenção foi a sessão de obsevações com telescópios, pois foi meu primeiro contato com eles e espero em breve adquirir um. Confesso que fiquei emocionado e mesmo depois que fui pra casa, peguei meu Bino e continuei observando a noite toda.

É assim mesmo! A gente vicia, depois não quer nem dormir, hehehe.

Abraços. E de novo, desculpem não poder ter ido ajudar!

Rodrigo Soracco Espinosa

Imagem GSO 254mm / Luneta DFV LO-M8 30x65mmImagem

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 162 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer