Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain


Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia


Forum de Astronomia Cosmobrain
 
 
 
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 8 Mensagens ] 

  Autor

  Mensagem


Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 3458
 Registro: 13/05/2010

Offline
4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor Marco.sertaozinho » Qua, 18/06/2014, 04:02h

As Américas do Norte e do Sul serão contempladas com um dos maiores espetáculos da Terra até 2020, um eclipse anelar e três eclipses totais do Sol.

O eclipse anelar irá acontecer no final da manhã do dia 26 de fevereiro de 2017 (domingo).
A sombra irá cruzar o Oceano Pacífico, passando pelo Chile e Argentina, passando pelas cidades chilenas de Puerto Aysen e Coihaique.
Cruza a província argentina de Chubut e termina de ser visível em solo argentino na pequena cidade de Camarones.
A cidade de Camarones encontra-se a cerca de 250 km ao sul de Trelew e 240 norte de Comodoro Rivadavia .
http://en.wikipedia.org/wiki/Template:S ... Feb26A.png

http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/S ... oogle.html


O primeiro eclipse solar total irá cruzar todo os Estados Unidos na tarde do dia 21 de agosto de 2017 (segunda-feira).
Será um eclipse total rápido, com a duração máxima de 2.40 minutos.
O caminho da sombra da Lua começa no Oceano Pacífico e cruza os EUA de oeste para leste passando pelos estados de Oregon, Idaho, Montana, Wyoming, Nebraska, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Carolina do Norte, Geórgia , e Carolina do Sul.
O Sol será coberto pela Lua na constelação de Leão, os astros estarão ao lado da estrela Regulus.
No momento do eclipse, Marte e Mercúrio estarão ao lado do Sol. Os brilhantes planetas Vênus e Júpiter também poderão ser observados.
As primeiras cidades americanas a ver o eclipse serão as pequenas cidades de Lincoln Beach e Depoe Bay, e as cidade de Salen, e Madras, ambas no estado de Oregon. Neste momento, o eclipse terá a duração de 2 minutos.
O local do Grande eclipse (2.40 min) será próximo a Hopkinsville, cidade localizada no estado americano de Kentucky.
Após passar pela cidade de Columbia, o eclipse termina para os observadores em solo americano quando passar pela cidade de Awendaw, próxima a Cidade de Charleston, na Carolina do Sul.
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEp ... Aug21T.GIF

http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEmono/TSE ... E2017.html

Eclipse animado:
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEanimate/ ... Aug21T.GIF

Locais da passagem:
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/S ... oogle.html


O segundo e terceiro eclipse total irão passar pela América do Sul, cruzando o Chile e Argentina !
Um eclipse solar total é um dos espetáculos mais incrível na natureza. Posso falar isso porque ví o eclipse solar total de 3 de novembro de 1994, que passou pelo sul do Brasil, ví o eclipse solar ao lado das cataratas, em Foz do Iguaçu.
Todo mundo deveria tentar assistir a este evento, pelo menos uma vez na vida. Uma vez que você viu um eclipse, você vai ser tocado por toda a vida e vai ser inspirado a viajar pelo mundo a caça dos eclipses solares, até em cantos remotos do mundo.

O eclipse total de 2 de julho de 2019 (terça-feira) irá cruzar o Oceano Pacífico, passando no Chile e Argentina e será um eclipse de grande duração, com tempo máximo de 4.33 minutos, quando a sombra estiver em cima do Oceano Atlântico.
Quanto mais a oeste do continente, melhor será o tempo de observação do eclipse solar total.
O primeiro cidade a ver o eclipse total será a cidade chilena de La Higuera, ao lado da Rota Panamericana e com somente 3.700 habitantes. Está 475 km distante de Santiago. A duração do eclipse será de 2.36 minutos.
O eclipse segue passando pela cidade de Vicuña. No momento do Eclipse solar total, o Sol e a Lua estarão se pondo a Oeste. Será possível visualizar 4 planetas na hora do eclipse: Vênus, Marte, Mercúrio e Júpiter. O eclipse irá acontecer com o Sol e a Lua na constelação de Gêmeos.
Uma das principais características de Vicuña é que há pelo menos 300 dias e noites totalmente claras, razão pela qual Observatório Local Mamalluca é uma obrigação para aqueles que querem olhar para o universo através de seus telescópios, em visitas guiadas de observação astronômica.
No Chile o controle da Poluição Luminosa (PL) virou lei. A pequena cidade de Vicuña com apenas 25.000 habitantes foi a primeira cidade a adota-la.
Pela razão do eclipse solar total e estar localizada a Oeste e com atmosfera favorável, a cidade chilena vai ser invadida por astrônomos.
A sombra do eclipse continua percorrendo o Sul do continente, agora passando pela Cordilheira dos Andes e indo em direção a Argentina.
O eclipse passará entre as cidades de San Juan e San José de Hachal, com o Sol cada vez mais baixo no horizonte oeste.
A linha de totalidade passa em cima das pequenas cidades argentinas de Quines e Merlo.
O microclima particular de Merlo é considerado um dos melhores do mundo, caracterizado pela particular ionização negativa da atmosfera, seu clima é temperado-seco, com escassez de vento.
A sobra continua a avançar, porém a duração do eclipse é cada vez menor, em Merlo a duração máxima será de 2.20 minutos.
Em Venado Tuerto a duração será de 2.12 minutos e o Sol estará se pondo no horizonte. A cidade está distante quase 400 km de Buenos Aires.
A linha de totalidade passa em cima da pequena cidade de Chacabuco, com somente 35.000 habitantes. A cidade esta distante somente 220 Km de Buenos Aires.
A duração do eclipse diminui para somente 2 minutos, neste momento a sobra passa na cidade de Lobos, distante 115 km da capital argentina. Parte da região metrolitana irá ver o eclipse na totalidade, com o Sol se pondo no horizonte.
O dia rapidamente irá virar noite no entardecer chileno e argentino do dia 2 de julho de 2019 !
Este será o melhor eclipse em observação, pelo motivo de passar em cima da Cordilheira dos andes.

http://www.oglobo.cl/portal/c_h_i_l_u/O ... hile.shtml

Eclipse animado:
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEanimate/ ... Jul02T.GIF

http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEp ... Jul02T.GIF

Locais da passagem:
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/S ... oogle.html


O terceiro eclipse irá passar novamente em cima do Chile e Argentina, o último evento celeste da década irá passar mais ao sul em relação ao último eclipse sul americano.
No dia 14 de dezembro de 2020 (segunda-feira), o eclipse irá começar no Oceano Pacífico, começando a ser visto na pequena cidade chilena de Saaavedra, com duração máxima de 2.08 minutos. Este eclipse irá acontecer no início da tarde.
A linha de totalidade passa em cima da cidade pequena cidade chilena de Gorbea, depois passa pelas cidades turísticas de Villarica e Pucón.
A totalidade passa ao lado dos vulcões Villarica, Quetrupllan e Lanín e em cima do Lago Tromen, cruzando a Cordilheira dos Andes.
No território argentino o eclipse chega ao Grande Eclipse, com duração máxima de 2.09 minutos, próximo a pequena cidade de Sierra Colorada, no meio da província de Rio Negro.
A sombra continua a percorrer a Terra, passando em cima da rodovia Rota 23, indo em direção ao leste e passando em cima da cidade de Valcheta.
A sobra passa ao Sul da pequena cidade de San Antonio Oeste, agora a linha de totalidade passa em cima da rodovia Rota 1, margeando o Oceano Atlântico.
A linha de totalidade chega até a cidade de Viedna, o interessante é seguir a Rota 51 até a Rota 1 para ver o eclipse no litoral. Outra opção é sair de Viedna e seguir a Rota 1 até Balneário El Cóndor, no litoral, ao lado da foz do Rio Negro.
Neste momento, a duração máxima do eclipse solar total será de 2.05 minutos.
O Sol e a Lua estarão na constelação de Ofiúco. O planeta Mercúrio, estará ao lado do Sol e da Lua.
Vênus, Júpiter e Saturno também estarão visíveis no céu do último eclipse solar da década. Os maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno estarão separados por menos de 0.5º de distância angular no momento do eclipse solar total !

Eclipse Animado:
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEanimate/ ... Dec14T.GIF

http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEp ... Dec14T.GIF

Locais de passagem;
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/S ... oogle.html

Depois da Copa do Mundo no Brasil, Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, não custa começar a guardar dinheiro para ver os eclipses no continente americano :wink:




Os astrônomos são iguais aos vampiros - adoram a escuridão, odeiam a claridade, curtem luz vermelha, gostam de carne e não temem o frio noturno

http://www.panoramio.com/user/3227857

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 3458
 Registro: 13/05/2010

Offline
Re: 4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor Marco.sertaozinho » Dom, 14/09/2014, 02:13h

Para quem desejar saber ver aonde vai acontecer os eclipses solares nos próximos 20 anos.
http://moonblink.info/Eclipse/when/solars




Os astrônomos são iguais aos vampiros - adoram a escuridão, odeiam a claridade, curtem luz vermelha, gostam de carne e não temem o frio noturno

http://www.panoramio.com/user/3227857

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Amador
Amador
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 116
 Registro: 14/12/2012

Offline
Re: 4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor andre78 » Qui, 02/10/2014, 19:43h

Nenhum vai passar no brasil?




"Uma mente que se abre para uma nova ideia nunca mais volta ao tamanho original"
Albert Einstein

Bino Celestron UpClose 7x50

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 3458
 Registro: 13/05/2010

Offline
Re: 4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor Marco.sertaozinho » Sáb, 18/10/2014, 03:06h

NENHUM, INFELIZMENTE, POR DÉCADAS ! https://www. -- link nao autorizado -- /33185266032691 ... =1&theater




Os astrônomos são iguais aos vampiros - adoram a escuridão, odeiam a claridade, curtem luz vermelha, gostam de carne e não temem o frio noturno

http://www.panoramio.com/user/3227857

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Amador
Amador
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 176
 Registro: 22/01/2009

Offline
Re: 4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor lolonais » Sáb, 18/10/2014, 16:05h

Do Brasil vai ser possível ver vários eclipses solares PARCIAIS, começando por esse de 26/2/2017. Na região Sul mais a metade do Sol vai ser encoberta pela Lua
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEp ... Feb26A.GIF
Agora, um eclipse TOTAL visível do país só em 12/8/2045, no litoral norte da região NE e no litoral de AP e PA
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEp ... Aug12T.GIF




Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 291
 Registro: 08/05/2013

Offline
Re: 4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor Fender » Dom, 19/10/2014, 03:17h

Poxa que coisa heim, vai demorar um pouco pra conseguirmos ver um total, mas se não me engano, acho que pude ver um quando tinha uns 8 anos de idade, tenho essa vaga lembrança.
Valeu!




Alessandro Oliveira
Meus Olhos
Binóculo Bushnell 10x50 Legacy WP
Tripé Pro STC-360
Refrator Skywatcher 90mm AZ3
Oculares 10 e 25mm plossl e 6mm Wideangle
Filtro Polarizador Variável Orion e Baader Filme AstroSolar
Barlow 2X Skywatcher

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 3458
 Registro: 13/05/2010

Offline
Re: 4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor Marco.sertaozinho » Qua, 10/12/2014, 23:18h

JÁ TEMOS PÁGINAS COM INFORMAÇÕES SOBRE O ECLIPSE DE 21 DE AGOSTO DE 2017, QUE IRÁ PASSAR PELOS ESTADOS UNIDOS
http://www.greatamericaneclipse.com/

http://www.eclipse2017.org/eclipse2017_main.htm




Os astrônomos são iguais aos vampiros - adoram a escuridão, odeiam a claridade, curtem luz vermelha, gostam de carne e não temem o frio noturno

http://www.panoramio.com/user/3227857

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.
 
 Masculino
 Msgs: 3458
 Registro: 13/05/2010

Offline
Re: 4 Eclipses Solar serão vistos nas Américas até 2020 !

Mensagempor Marco.sertaozinho » Seg, 21/08/2017, 23:09h

Mais um Eclipse solar hoje, nos Estados Unidos !

AGORA É ESPERAR A HORA DA AMÉRICA DO SUL !
Corram para as Montanhas !
2 de julho de 2019 - Chile e Argentina




Os astrônomos são iguais aos vampiros - adoram a escuridão, odeiam a claridade, curtem luz vermelha, gostam de carne e não temem o frio noturno

http://www.panoramio.com/user/3227857

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 8 Mensagens ] 

 
Ir para:  
 

 Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.
 
 
Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

 
Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer