Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 62 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 105
 Registro: 05/01/2011

Re: O Analema

Mensagempor Luiz Sampaio Athayde » Ter, 06/11/2012, 15:29h

Amigos,

Aqui estou com os dois últimos vídeos da série da desaceleração do planeta entre 12/07 e 30/10. Entre os dias 29 e 30 de outubro a medição encontrou o resultado de 1442 minutos.
Vale fazer uma pequena retrospectiva:
A medição entre 12 e 13/07 encontrou 1.437 minutos;
A medição entre 27 e 28/08 encontrou 1.440 minutos;
A medição entre 08 e 09/10 encontrou 1.441 minutos, e
A medição entre 29 e 30/10 encontrou 1.442 minutos.
Lembro a todos que o afélio foi em aproximadamente 05/07, e depois dessa data a terra ainda desacelerou como demonstrado.
Seguindo pelo Analema deverá ocorrer uma aceleração do início de novembro até cerca de 15 de fevereiro, e, como disse, farei as medições também.
Vamos aos vídeos:
O de "partida" gravado em 29/10/2012:

http://youtu.be/n_d5X2GyiiY

E o da "chegada" gravado em 30/10:

http://youtu.be/pjPRJF4YTj4

Por uma feliz coincidência os dois vídeos ficaram com as miniaturas demonstrando o relógio, o que pode ser visto quando se entra no canal do You Tube: http://www.youtube.com/user/luizsampaioathayde
O que pude observar é que o atraso causado de cerca de um minuto ou um minuto e meio por dia causa o atraso total do analema em relação ao meio dia do relógio, de cerca de 14 minutos no total. O total do adianto, quando estamos na fase do calendário da outra parte do analema, depois do solstício de verão do sul, chega a cerca de 16 minutos. A diferença total é de cerca de 30 minutos. Ela é composta assim, com esses pequenos atrasos e adiantos dia a dia. Agora temos as medições cíclicas, aproveitem! O que continuo querendo saber é porque ela desacelera depois do afélio

Grande abraço para todos!

Luiz Sampaio / http://www.veraodabahia.blogspot.com.br/
"O visual do litoral é surreal que lindo..." (Blitz, uma Banda Carioca em uma homenagem bela para a cidade do Salvador).

Responder com citação  

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2614
 Registro: 21/12/2005

Mensagempor Vitor AD » Qua, 07/11/2012, 12:07h

Citação:
O que continuo querendo saber é porque ela desacelera depois do afélio

Luiz

A explicação esta no capítulo 3.2 deste artigo em anexo. O texto é muito claro, mas muito claro mesmo! Recomendo que o leia de cabo a rabo. É mais do que suficiente para acabar de vez com esta tua teimosia em dizer que a Terra continua acelerando após o periélio e que continua desacelerando após o afélio.

The Analemma.pdf

Abraços.

Para ver os arquivos anexos nesta mensagem você precisa se cadastrar no Cosmofórum.

"Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo!

Vitor AD
Newtonianos 200 F/3.5, 100 F/4
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI
LowRes Espectrografo (100, 300, 600 l/mm)

Responder com citação  

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Vitor AD » Sex, 09/11/2012, 12:06h

Olá Luiz.

Vou tentar uma nova abordagem para que entenda que a interpretação do movimento da Terra no Analema ou nas suas projeções gráficas tais como os gráficos do Dia Solar ou Equação do Tempo representa dois mecanismos distintos com efeitos combinados. O efeito do movimento da Terra em sua órbita elíptica e o efeito da inclinação do eixo da Terra.
A simples análise deste movimento combinado não permite concluir se a Terra esta desacelerando após o Afélio (ou acelerando após o Periélio) exceto se excluirmos o efeito causado pela inclinação do eixo da Terra.

Vou tentar não ser longo para não ser cansativo, mas a partir dos dados da planilha disponível do Noaa inclui para a Cidade de Salvador (coordenadas da UFBA em Ondina) dois gráficos. O do Dia Solar e o da Equação do Tempo. Assim como o Analema, ambos são espelhos da movimentação aparente do Sol.

NOAA_Solar_Calculations_year.xls

Nestes Gráficos existem duas caixas de seleção: A que considera a excentricidade de nossa órbita e a que considera a inclinação do eixo da Terra.

Primeiro, vamos analisar os gráficos se considerarmos a nossa órbita circular e que a inclinação do eixo da Terra não existisse. Ou seja, as duas caixas de seleção desmarcadas. O que teríamos? Simples: O dia teria duração ao longo do ano de 1440 min ou 24h e não haveriam estações, Os Hemisférios Norte e Sul em qualquer parte do ano estariam sempre recebendo a mesma quantidade de fluxo de energias do Sol.
Que mais podemos interpretar? Que como a órbita é circular, a velocidade da Terra em qualquer ponto da órbita é constante.

Vamos agora analisar apenas o efeito da inclinação da Terra de aproximadamente 23,45o considerando a mesma órbita circular. Marquemos então a caixa de inclinação. O que obtemos para a cidade de Salvador? Uma curva com 2 pontos máximos e 2 pontos mínimos de dias solares. Vemos claramente as 4 datas que delimitam as estações:

22/12/2011 - Máximo Dia Solar - Inicio do Verão
22/03/2012 - Mínimo Dia Solar - Início do Outono
21/06/2012 - Máximo Dia Solar - Inicio do Inverno
20/09/2012 - Mínimo Dia Solar - Início do Outono

Mas nossa órbita é circular lembra? A distância da Terra ao Sol é sempre a mesma e não obstante a velocidade da Terra ser sempre constante a nossa projeção do Sol acelera ou desacelera? Nem uma coisa nem outra. O Sol samba para um lado ou para o outro no céu, o dia atrasa ou adianta, mas a velocidade da Terra é constante!

Agora vamos olhar o outro lado da moeda. A Terra não esta inclinada mas gira ao redor do Sol em uma órbita elíptica. Marquemos e desmarquemos as caixas correspondentes.
Ôpa. Nossa curva de dia solar possui um máximo e um mínimo e a curva da equação do tempo possui dois valores zero, ou seja, sabemos que o Periélio aconteceu entre 3 e 4 de janeiro de 2012 e que o Afélio aconteceu em 4 de Julho de 2012. Pelas Leis de Kepler e Newton sabemos que entre o Periélio (máxima velocidade orbital) e o Afélio (mínima velocidade orbital) a Terra desacelera e entre o Afélio e o Periélio ela acelera, concorda? Não é o que vemos representado no gráfico de Salvador? Haveriam estações? Sim, se quiser, duas. Verão e Inverno. Mas talvez queiramos convencionar que o Inverno comece em 03/04/12 e termine em 05/10/12 apenas porque é o ponto onde o dia Solar é exatamente 24 h ou 1440 min. Convenções, concorda? Mas permanece o fato que observando o gráfico da duração do dia solar, sabemos que após 3-4/Jan a Terra desacelera e que após 4/Jul ela acelera. Talvez desejemos manter a mesma convenção atual, mas sem a inclinação da Terra, teríamos:

4/1/2012 - Máximo Dia Solar - Solistício de Verão
3/4/2012 -Duração do Dia = Duração da Noite - Equinócio de Outono
4/7/2012 - Mínimo Dia Solar - Inicio do Inverno
5/10/2012 - Equinócio da Primavera

Consideremos agora os efeitos da excentricidade da órbita e da inclinação do eixo combinados. Marquemos as duas caixas. A duração do dia solar para Salvador que é o que esta sendo medido experimentalmente em Ondina, mesmo considerando seu erro instrumental e outras fontes de erro, deve em princípio possuir um gráfico semelhante ao meu.

O que percebemos quando analisamos os efeitos combinados? Possuímos dois picos de máximo de dia solar em 21/12/11 e 19-20/06/12 e dois picos de mínimo em 25-26/03/12 e 17/09/12. Mas que interessante, o dia mais curto do ano é em 17/09 e não em 04/07 que é onde estamos mais distantes do Sol, no Afélio. Mas a que se deve isto? Ao efeito combinado da inclinação da Terra. Podemos concluir então que entre 25/03 e 19/06 a Terra esta acelerando? É lógico que não! Sabemos pela análise apenas da excentricidade da órbita que no período de 3-4/Jan a 4/Jul ela esta desacelerando e se o gráfico do movimento combinado demonstra alguma divergência em relação a isto deve se apenas e exclusivamente a introdução dos efeitos de inclinação do eixo da Terra que ora atrasa ou ora acelera o movimento aparente do Sol e não a velocidade da Terra em sua órbita.

Se não tiver conseguido te convencer agora, duvido muito que consiga pessoalmente.

Abraços.

Para ver os arquivos anexos nesta mensagem você precisa se cadastrar no Cosmofórum.

Vitor AD
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Luiz Sampaio Athayde » Ter, 13/11/2012, 20:15h

Grande Amigo Vitor,

Sou muitíssimo grato pela resposta e por outro material de qualidade, como todos os outros que o Amigo colocou, e, gostaria também de me desculpar pelo trabalho que estou causando.
Gostaria que soubesse que não tenho nenhuma intenção em incomodar, maltratar, digladiar, como disse ao Amigo.
Só uma questão tem me preocupado bastante: Nem sei como começar, mas posso adiantar que não estou convencido do contrário, e tenho contestações para praticamente todas as linhas do que o Amigo escreveu, a pergunta é: O tópico será removido dada a minha posição subversiva em relação aos postulados que o Amigo colocou? Já fui expulso da Lista de Discussão por afirmar coisas diferentes da ciência normal e oficial, à qual amo, respeito, admiro e tento contribuir na minha modesta possibilidade, como na fábula do Beija-Flor.
Uma coisa posso garantir para você e para todos os leitores: caso eu seja convencido mudarei minha opinião e postarei um comentário esclarecendo. Compromisso feito.
Caso a discussão possa prosseguir, farei minhas colocações.
Muito embora o trabalho ainda não tenha sido publicado, as medições são precisas (dentro da casa dos minutos, e o método não possui nenhum erro ou imprecisão), de forma que logo publicarei.
Aguardo uma resposta do Amigo, especialmente na condição de Moderador.
Sei da responsabilidade que temos com o que escrevemos e com os leitores, alguns de alto conhecimento, porém outros que não compreendem muito bem os fenômenos e postulados e podem ficar confusos.

No aguardo e sempre pronto, seu Amigo.

Luiz Sampaio Athayde Junior

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Luiz Sampaio Athayde » Seg, 17/12/2012, 05:29h

Amigos,

Aqui estou com dois vídeos, agora da série da aceleração do planeta no seu dia solar entre 03/12 e 04/12. Esta medição encontrou o resultado de 1441 minutos.
Continuarei a deixar aqui a pequena retrospectiva das datas e resultados:
A medição entre 08 e 09/10 encontrou 1.441 minutos;
A medição entre 29 e 30/10 encontrou 1.442 minutos, e
A medição entre 03 e 04/12 encontrou 1.441 minutos.

Lembro a todos que a aceleração começou por volta de 03/11 e irá até 12/02. Tentarei fazer a partir de agora vídeos com periodicidade mensal. Como fiz os anteriores na virada entre os meses 10 e 11 fiz esses dois últimos nos primeiros dias do mês 12.
Vamos aos vídeos:
O de "partida" gravado em 03/12/2012:

http://youtu.be/pr7X0uvUqcc

E o da "chegada" gravado em 04/12/2012:

http://youtu.be/0HWhKtjnWyY

Vitor: a ressalva da afirmação "dia solar" se deve ao seu esforço e gostaria de publicamente solicitar sua autorização para divulgar seu nome nos agradecimentos quando alguma divulgação nos moldes tese ou livro desse trabalho for feita. De fato você conseguiu contribuir!
No trabalho da Teoria do Zênite tentei pedir essa autorização aos amigos que contribuiram. Alguns autorizaram, outros nem responderam aos meus e-mails. Paciência, os nome dos que autorizaram virão nos agradecimentos.
Só que isso não apaga o trabalho e se tiver um tempo colocarei os poontos onde existem erros nos materiais. No mais desejo a todos Boas Festas e um Próspero Ano Novo!

Lembro também aos leitores que o conteúdo deste trabalho é uma opinião pessoal minha, não estando ainda, pelo menos, aceita pela ciência oficial.

Grande abraço e Boas Festas para todos!

"O visual do litoral é surreal que lindo..." (Blitz, uma Banda Carioca em uma homenagem bela para a cidade do Salvador).

Responder com citação  

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Vitor AD » Seg, 17/12/2012, 10:37h

Sem problema algum. Porém tal como Galileu, aguardo as falhas nas abordagens analemáticas que discutimos perante o Tribunal da Santa Inquisição. Entretanto, acredito piamente que a Terra se move em torno do Sol... e em uma órbita elíptica e com seu eixo de rotação inclinada em relação a esta. :D

Como ultimamente aqui no CF temos sido acusados de ateus, creio que não será uma heresia se eu aproveitar esta semana que antecede ao Natal para dedicar a você e todos os leitores desta discussão que não tem fim os meus melhores votos de felicidade e saúde para que todos desta nossa família virtual consigam a cada dia se tornar seres humanos melhores e mais instruídos.

Abraços.

Vitor AD
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Luiz Sampaio Athayde » Qui, 10/01/2013, 04:50h

Amigos,

Trago agora mais dois vídeos, ainda da série da aceleração do planeta no seu dia solar que foram gravados entre 07/01 e 08/01. Esta medição encontrou o resultado de cerca de 1439 minutos.
Continuarei a deixar aqui a pequena retrospectiva das datas e resultados:
A medição entre 08 e 09/10 encontrou 1.441 minutos;
A medição entre 29 e 30/10 encontrou 1.442 minutos;
A medição entre 03 e 04/12 encontrou 1.441 minutos, e
A medição entre 07 e 08/01 encontrou 1.439 minutos.

Lembro a todos que a aceleração começou por volta de 03/11 e irá até 12/02. Como 12/02 é plena terça feira de Carnaval e o prédio fica obviamente no circuito do Carnaval de Salvador, o Circuito Barra Ondina, não conseguirei acesso a ele. (Nos vídeos podemos ver as obras da montagem de camarotes para o Carnaval). Tentarei então realizar as medições do dia solar mais rápido por volta dos dias 04 e 05 de fevereiro. Um pouco distante do ideal, que seria 12/02 (o dia solar mais rápido do ano), porém acredito que conseguirei demonstrar a velocidade aumentada ou tendência inequívoca de aceleração.
Vamos aos vídeos (Desculpem os links grandes, pois não consegui os reduzidos dessa vez):
O de "partida" gravado em 07/01/2013:

http://www.youtube.com/watch?v=ozHlmnIv ... 4w&index=2

E o da "chegada" gravado em 08/01/2013:

http://www.youtube.com/watch?v=3iOK3mcA ... 4w&index=1

Vitor, fiquei muito feliz com o tom da sua mensagem anterior e reitero para você e todos os leitores também meus votos de Boas Festas!
Sem querer ser chato, veja que a planilha com as duas caixas marcadas e os dados de Salvador digitados, coloca o comprimento do dia solar com 1.440,5 na data do solstício do sul (21/12). Veja as medições e perceberá que não condiz com a realidade.
Também não estou pretendendo que uma planilha matemática reflita com cem por cento os movimentos. Como já foi discutido aqui as simulações apenas se aproximam da realidade. (Também já fui acusado de embasar afirmações científicas em simuladores, porém o fiz apenas como recurso didático. Quem entendeu viu o que quis dizer quando os utilizo).
De qualquer forma o erro é gritante porque ela ainda coloca, dentre os dois equinócios, o de primavera como o menor dia solar do ano. Na realidade, se compararmos os dois equinócios (tomando o ponto de vista do analema) veremos que exatamente o dia solar no equinócio de outono é menor do que o de primavera, indubitavelmente. Estou acreditando que o vértice do analema não se encontra no equador como algumas pessoas pensam, mas em uma latitude 8 graus Norte e alguma fração.
Então quais os dias solares com velocidades próximas dos 1.440 minutos? Os dois solstícios e as duas datas do vértice central.
Muito embora os equívocos da planilha sejam patentes nesse gráfico, ela está correta no gráfico da equação do tempo: Cerca de + 16 min por volta de 02/11 e cerca de – 14 min por volta de 10/02.
Agora veja o que eu vi e que ainda não foi visto: 02/11 é a data do sol mais adiantado do ano e 10/02 o mais atrasado. Vale lembrar que se o sol está adiantado é porque o planeta está atrasado e o contrario também verdade, sempre em relação ao dia solar, claro. Será que estou fazendo confusão entre dia solar e equação do tempo? As medições demonstram que não.
O fato de haver erro em um gráfico e no outro não me leva a crer que a planilha é um arranjo matemático elegante, porém não de todo correto. É possível que ela tenha sido construída inclusive a partir daqueles dados corretos, de forma a demonstrar a conhecida curva. É só uma suposição.
Veja algumas afirmações bonitas:
Os dias solares da terra aceleram TAMBÉM quando ela está indo para o afélio.
Os dias solares da terra desaceleram TAMBÉM quando ela está indo para o periélio.

Pode ser escrita de outras formas, por exemplo:
O período do dia solar da terra aumenta sua velocidade TAMBÉM quando ela está indo para o apogeu.
O período do dia solar da terra diminui sua velocidade TAMBÉM quando ela está indo para o perigeu.

Tudo isso graças à combinação da inclinação do planeta e à excentricidade da órbita.
Ainda necessito pesquisar mais elementos antes de proferir outras conclusões que tenho em mente. Necessito da comprovação. Afirmo, por enquanto, essas que já posso provar.

Grande abraço e Boas Festas para todos!

Responder com citação  

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Vitor AD » Qui, 10/01/2013, 23:38h

Luiz Sampaio Athayde escreveu:
O fato de haver erro em um gráfico e no outro não me leva a crer que a planilha é um arranjo matemático elegante, porém não de todo correto. É possível que ela tenha sido construída inclusive a partir daqueles dados corretos, de forma a demonstrar a conhecida curva. É só uma suposição.

Bom, Luis.

Eu encerro minha participação neste tópico devido a minha incapacidade em argumentar de forma inteligente em relação ao modelo de interpretação dos movimentos do Sistema Terra-Sol. EU NÃO ACREDITO que vivamos uma conspiração da comunidade científica para acreditar que um órgão como o NOAA fabrique uma planilha para entregar dados elegantes... com curvas simuladas de equações do tempo e analemas. Como já cansamos de discutir por aqui, o seu modelo é falho por uma ausência na utilização de um sistema de coordenadas adequado a representar os movimentos da Terra ao redor do Sol e desta no seu eixo de rotação. Eu não acredito que uma ciência que consegue enviar sondas aos Planetas distantes deste nosso Sistema, brincado de boliche com as gravidades dos planetas em suas órbitas elípticas vá me esconder que a Terra acelere ou desacelere em determinado ponto de sua órbita. Mesmo porque, há várias outras necessidades humanas que dependem deste modelo tradicional ou dos dados que são gerados em planilhas como esta, E QUE FUNCIONAM, que há meu ver são mais importantes do que determinar se devemos ou não aumentar a convenção do verão ou o inverno nas latitudes inter-tropicais porque o tal analema que corta o equador em latitude de 8 graus Norte tá me dizendo que a Terra não gira ao redor do Sol em uma velocidade tal em que contraria a Lei da Gravitação Universal ou a 1a Lei de Kepler.

Conforme regulamento do CF:

Citação:
A única linha de discussão aceita em todos os setores do CF é aquela da Ciência Oficial, no sentido acadêmico, ou seja, com o apoio das Universidades, Institutos de Pesquisa, da IAU (União Astronômica Internacional), das revistas e das publicações científicas. Isto significa que tanto sobre Cosmologia, como em todos os demais campos da Astronomia somente serão consideradas válidas para discussão as teorias aceitas pela Comunidade Científica Internacional.

Como a sua teoria ainda não pode ser classificada categoricamente como aceita a nível de hipotese como um novo Modelo de Movimentação da Terra ao Redor do Sol pela Comunidade Científica, estou bloqueando este tópico e te dedicando sorte na comprovação e publicação dos seus resultados.

Vitor AD
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI

Responder com citação  

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Vitor AD » Sex, 11/01/2013, 23:51h

Por solicitação do autor da "Teoria do Zênite Solar", este tópico permanecerá aberto enquanto o mesmo efetua as medições de uma translação completa da Terra ao redor do Sol.

Ressalvo que, além de moderador, expresso opiniões baseadas no meu parco conhecimento científico e que como moderador, este tópico não deveria ter tido continuidade desde o seu princípio por ferir as regras do próprio CF. Porém, como moderador, acreditava que uma argumentação a luz do embasamento científico ao longo do tempo fosse suficiente para que se estabelecesse um conluio de idéias. Este argumento provou-se errado e as regras mais uma vez devem ser lembradas e obedecidas!

Sintam-se então os usuários à vontade em discutir este pseudo-modelo durante o período de translação acima mencionado a concluir-se aproximadamente em setembro de 2013. Ao fim deste, este tópico será bloqueado e aguardaremos aqui no CF um posicionamento oficial sobre esta matéria.

Atenciosamente

Vitor AD - Moderador

Vitor AD
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Luiz Sampaio Athayde » Sáb, 12/01/2013, 03:31h

Vitor,

Muito obrigado por permitir a conclusão das demonstrações das medições da translação aqui no Fórum!
Acho muito importante pois ao discutir os assuntos aprendo bastante. Como exemplo, tem a sua contribuição ao meu aprendizado nesse trabalho e as contribuições dos outros Amigos à Teoria do Zênite Solar, (como o quadro de temperaturas e a comparação com os fusos horários).
O trabalho já me permite aquelas afirmações, pois estão devidamente comprovadas pelas medições. As medições podem ser repetidas por qualquer pessoa interessada, como deve ser em um método científico.
Foi feita uma observação, que também é própria do método científico e já tenho as primeiras conclusões, como disse. Só não posso fazer um embasamento maior porque o que proponho é um novo ponto de vista, somente isso. É algo simples, na verdade, e espero que a publicação em um meio científico qualquer ajude a esclarecer todos os pontos.
Pode ser que ainda tenha mais novidades, mas só as anunciarei com comprovação, assim como já possuo as comprovações das medições.
Como já falei mais de uma vez o método não possui nenhum erro. Apenas não possui precisão na casa dos segundos, o que não prejudica em nada a procura de diferenças na casa dos minutos. Também fiz um vídeo que comprova que não é possível inventar minutos para mais ou para menos porque em cerca de um minuto a sombra já apresenta deslocamento bem visível.
Gostara de parabenizar a moderação pela maturidade da permissão mesmo diante da não concordância com as novas afirmações. Sei que é um posicionamento que parece subversivo e tenho toda a responsabilidade pelo que escrevo e publico. Mas acreditem, é um trabalho científico. Não estou rompendo com a ciência, nem muito menos debochando dela. Só estou tentando dar uma pequena e singela contribuição, dentro das minhas humildes possibilidades.
Agradeço também a paciência de todos com todo isso.
Como gosto muito do Cosmofórum, das ciências e da Astronomia, fica aqui para todos os leitores e para a moderação meu compromisso e um pedido: A translação irá se completar, farei as conclusões que forem possíveis e depois publicarei em algum meio científico ou acadêmico, para depois podermos reabrir o tópico para divulgar somente as novidades relativas ao trabalho depois que ele for aceito pelo meio científico, como acontece com A Teoria do Zênite Solar aqui no Cosmofórum. Atualmente sempre entro aqui no Cosmofórum (em tópico próprio) para divulgar as apresentações e novidades em relação àquele trabalho (e tenho uma nova e excelente notícia, mas ainda é surpresa).
Vitor, adorei quando quando você falou no Natal que éramos uma família. Pense em mim como aquele sobrinhozinho chato, que insiste em algum coisa e que você terá que ter um trabalhão para ajudar a ensinar e a ele entender. Só que no fim ele te surpreende com uma coisinha nova. Nada de mais.
Gostaria que todos entendessem que não estou aqui para digladiar com quem quer que seja. Nem para fazer com que todos pensem como eu penso na força. Ciência e conhecimento não se constroem assim.
Sem mais para o momento me despeço deixando a todos um pedido de desculpas pelo longo texto.

Obrigado a todos por tudo novamente!

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Luiz Sampaio Athayde » Qua, 28/01/2015, 21:09h

Olá Vitor e demais Amigos do Cosmofórum!

Como todos sabem, a minha atividade de Astrônomo Amador sempre sofre um pouco por causa das minhas ocupações profissionais de Professor da UFBA e da Unijorge dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.
Sei que este tópico gerou confusão mas como todos sabem, não tenho interesse nenhum em digladiar, como já disse outras vezes.
Entretanto, como agora acabo de fazer uma apresentação no XIV Curso de Extensão em Astronomia da UFBA, que ocorreu em 14 de janeiro de 2015, o trabalho passa a ter validade acadêmica, o que, penso eu, era uma das exigências para a permanência do mesmo aqui no Cosmofórum.

Nessa edição de 2015 comemoramos um ano de lançamento do meu livro, A Teoria do Zênite Solar, editado pela Editora da UFBA, a EDUFBA ( http://www.edufba.ufba.br/2014/01/a-teo ... tropicais/ ).
A Teoria do Zênite Solar tem tópico próprio aqui no Cosmofórum e pode ser visto aqui ( viewtopic.php?f=31&t=9178 ). São oito páginas, por enquanto, para tratar do assunto e tirar dúvidas que ocorreram ao longo do tempo.

Mas voltando ao trabalho do Analema, ele está com uma nova versão, tratado aqui neste tópico, que foi, graças à colaboração de Vitor AD, (Moderador daqui do Cosmofórum) e do Grande Amigo e Físico Lisan Durão intitulado: Variação Paradoxal do Período de Duração do Dia Solar em Relação ao Sistema Kepler / Newton.

Em breve trarei a nova versão da descrição da translação aqui para o Cosmofórum, seu berço.

Para quem quiser conferir o trabalho, fiz vídeos curtos que estão no meu canal no You Tube.
Vocês podem ver aqui:

http://youtu.be/lhtxQ22VB_g
http://youtu.be/sQqhe2Yv9yk
http://youtu.be/K_2UA0FnewI
http://youtu.be/aEr1VLtjHMQ
http://youtu.be/WerRK7MBAN4
http://youtu.be/XZYKwTZvPdQ
http://youtu.be/5NZMgNkq6Fs
http://youtu.be/ImRn4LKIsP0
http://youtu.be/h0YTvo3oxZc
http://youtu.be/_pF0FfMm_n8
http://youtu.be/Ff2xQ40RoAY
http://youtu.be/Z4dYwarL6Bw
http://youtu.be/zGVRFebr4l0
http://youtu.be/c3yq6ZY9KyI
http://youtu.be/aNUVb72OPc4

Eles tem durações de cerca de cinco minutos, mas tem alguns que falharam e estão com duração bem menor.

No meu Blog agora tem uma página para o trabalho da Variação Paradoxal. Os dois trabalhos estão lá para trocarmos ideias.

Grande abraço para todos!

Feliz 2015 para todos!

Luiz Sampaio / http://veraodabahia.blogspot.com.br/

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Luiz Sampaio Athayde » Sáb, 26/12/2015, 02:02h

Olá Amigos!
É com muita, muita alegria mesmo que divulgo aqui para vocês a publicação em um Jornal de Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica dos Estados Unidos o trabalho Variação Paradoxal do Período de Duração do Dia Solar em Relação ao Sistema Kepler / Newton, (em Inglês, obviamente: Paradoxical Variation of the Solar Day Related to Kepler/Newton System)divulgado em primeira mão aqui neste tópico, no meu Blog, logicamente e também na Lista de Discussão em Astronomia Urânia Brasil.
Gostaria nesse momento muito feliz de agradecer a todos os que ajudaram, como o Vitor AD e o Lisan Durão, e também aos amigos da Urania que tentaram ajudar com longos textos e muitas explicações que somente ajudaram no sucesso do trabalho e sua composição.
Vamos logo ao que interessa:
PDF para download:
http://www.omicsgroup.org/journals/para ... 000145.pdf
Site com resumo, figuras e PDF:
http://www.omicsgroup.org/journals/para ... 9#Abstract
Site somente com resumo:
http://satellite.conferenceseries.com/a ... ton-system
O trabalho foi apresentado em uma conferência internacional sobre comunicações por satélites em Houston, estado do Texas, nos Estados Unidos da América, em um evento com pesquisadores e cientistas da NASA, da Chapman University e muitas outras do mundo inteiro (vide imagem lá no Blog).
A outra boa novidade é que irei apresentar em Berlim, Alemanha em 2016 a convite da administração das conferências.
Com os contatos feitos no evento o meu livro, A Teoria do Zênite Solar será lançado nos Estados Unidos em uma versão em língua Inglesa. O tópico para o trabalho, que também já foi discutido e divulgado aqui no CF é http://cosmobrain.com.br/cosmoforum/vie ... =31&t=9178 (basta clicar na última página para ver a postagem mais recente).
Lá no Blog tem uma postagem com fotos da apresentação e da nossa viagem (fui com meu Filho) e visitação à NASA e ao Hooters!
Só é uma pena que esse trabalho não tenha uma base teórica distinta para ser lançado em livro, também. As bases ou referenciais teóricos são os mesmos da Teoria do Zênite Solar, mas, quem sabe, depois que eu terminar de pesquisar, aprender e escrever mais umas coisinhas, mais alguns achados de pesquisa da Teoria do Zênite, transforme tudo no futuro em um compêndio que poderá ser chamado de Astronomia Tropical? Já que as minhas observações e novidades são propostas por causa da observação de fenômenos aqui na região.
É isso, Amigos, estou muito Feliz!

Espero por todos lá na UFBA ano que vem em janeiro, para o nosso Curso de Extensão em Astronomia!

Grande abraço a Todos (as)!

Feliz Natal e um Próspero 2016 para todos (as)!

Luiz Sampaio / http://veraodabahia.blogspot.com.br/

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 62 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer