Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 426 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 196
 Registro: 04/02/2006

Construção refrator

Mensagempor hellgod » Sáb, 04/02/2006, 23:37h

Olá amigos, tudo bem?

Sou novo aqui no fórum mas observo o céu há uns 5 anos... Primeiramente adquiri dois binóculos, mais tarde um refrator tasco de 50mm e depois construi um newtoniano de 180mm f/6 com um kit que adquiri do Sebastião. Construi eu mesmo todo o telescópio, incluindo a procuradora (utilizei a objetiva do meu primeiro binóculo de 50mm) e algumas oculares de baixa qualidade que uso apenas para poucas observações terrestres (como quando o levo ao mirante próximo da minha casa).

Pois bem, depois das apresentações vou ao assunto que me levou a procurá-los. Quero construir um refrator, com uma objetiva em torno de 4 polegadas (100-115mm) e gostaria de saber dos senhores o que acham destas opções:

1- http://www.surplusshed.com/pages/item/l3486.html
O que acham desta objetiva? Ali fala de fazer a própria lente, não entendi do que realmente se trata, se alguem puder me ajudar agradeceria.

2- http://www.surplusshed.com/pages/item/l3546.html
O mesmo dilema do link acima, só que agora a lente parece ser simples, e não acromática, será que seria boa opção?

3- Gostaria de saber se alguém já utilizou lentes de retroprojetores (aqueles que se usam em sala de aula) para a construção de um refrator. Quero procurar algum equipamento sucateado para testar a lente do mesmo e ver os resultados, já que elas são grandes (mais de 80mm). Se alguém já tiver alguma experiência nesse caso por favor me fale.

Desde já agradeço a atenção. Obrigado a todos e um grande abraço.

Samuel Schneider

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 1992
 Registro: 21/12/2005

Mensagempor Vitor AD » Dom, 05/02/2006, 00:48h

Citação:
Olá amigos, tudo bem?

Sou novo aqui no fórum mas observo o céu há uns 5 anos... Primeiramente adquiri dois binóculos, mais tarde um refrator tasco de 50mm e depois construi um newtoniano de 180mm f/6 com um kit que adquiri do Sebastião. Construi eu mesmo todo o telescópio, incluindo a procuradora (utilizei a objetiva do meu primeiro binóculo de 50mm) e algumas oculares de baixa qualidade que uso apenas para poucas observações terrestres (como quando o levo ao mirante próximo da minha casa).

Pois bem, depois das apresentações vou ao assunto que me levou a procurá-los. Quero construir um refrator, com uma objetiva em torno de 4 polegadas (100-115mm) e gostaria de saber dos senhores o que acham destas opções:

1- http://www.surplusshed.com/pages/item/l3486.html
O que acham desta objetiva? Ali fala de fazer a própria lente, não entendi do que realmente se trata, se alguem puder me ajudar agradeceria.

2- http://www.surplusshed.com/pages/item/l3546.html
O mesmo dilema do link acima, só que agora a lente parece ser simples, e não acromática, será que seria boa opção?

3- Gostaria de saber se alguém já utilizou lentes de retroprojetores (aqueles que se usam em sala de aula) para a construção de um refrator. Quero procurar algum equipamento sucateado para testar a lente do mesmo e ver os resultados, já que elas são grandes (mais de 80mm). Se alguém já tiver alguma experiência nesse caso por favor me fale.

Desde já agradeço a atenção. Obrigado a todos e um grande abraço.

Samuel Schneider

Samuel

Entendi qto a fazer a propria lente em simplesmente juntar as duas lentes (a crown e a flint) para fazer uma objetiva. Repare que uma seria um refrator F/D 4.5 bem luminoso e a outra F/D 8,7. Sao usados para fins diferentes.

Fico com receio soh quanto a origem destas lentes. Ele mesmo fala que existem algumas imperfeicoes... Sei nao... :?

De uma olhada neste site abaixo, explica mais ou menos as duas lentes e o porque:

http://bobmay.astronomy.net/johnpierce/hg3.htm

quanto a lentes de retro-projetores elas sao inadequadas.

Grande abraco.

"Aqueles que estudam as estrelas tem a Deus por professor" (Tycho Brahe)

Vitor
http://vitord70.multiply.com
200 F/3.5 - Coletti, 100 F/4 - Orion, 270 F/5 - Weber
Jaegers 80 F/4.88
EQ-5 tunada + porta ST-4
Meade DSI Pro cooled, SPC900 SC-1.5

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor hellgod » Dom, 05/02/2006, 00:59h

Obrigado pela resposta!

Havia entendido o mesmo, só não tinha certeza pois não sou fluente em inglês... Parece que o segundo link só contém uma das lentes (pelo menos na foto). Se alguem souber outro site que venda objetivas por favor me informe. Abraços.

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 126
 Registro: 08/01/2006

Mensagempor Fernandes » Dom, 05/02/2006, 02:14h

Citação:

Olá Hellgod, Seja bem-vindo ao Cosmofórum!
Já tentei construir um refrator com lente de retroprojetor. Utilizei uma das duas lentes de 90mm que compõem a parte superior do equipamento. possuem geralmente D=90mm e F=550mm, o que não seria nada mal. Acontece que pelo fato de se usar apenas uma lente (não é APO), o equipamento apresentou muita (muita mesmo) aberração cromática.
Estrelas mais pareciam borrões coloridos e a lua lembrava muito um arco-íris. Como na época eu não possuía nenhum instrumento (e estava na seca :) ), acabei resolvendo o problema colocando um diafragma de 4cm logo atrás da objetiva, o que resolveu em 90% o problema da aberração cromática, mas tornou o bicho muito escuro (40mm de abertura).
Recentemente, fuçando os meus bagulhos aqui, encontrei uma lupa de 75mm de diâmetro e 300mm de focal. Como eu estava com uma sucata de microscópio e queria achar uma utilidade para aquilo, resolvi aproveitar o prisma do micro que tem um furo redondo de 20mm perfeito (diafragma) na entrada, e montei numa estrutura tubular a objetiva (antes lupa!!) juntamente com o prisma. Conclusão: Saiu melhor que a encomenda! Literalmente! Ficou um instrumento bastante claro, pois estou usando uma ocular 30mm de microscópio nele (pouco aumento), com uma aberração cromática mínima (acho que o pulo do gato foi esse diafragma recuado, 2/3 pra trás, próximo à ocular) e imagem bastante agradável.
Só não ficou muito legal o aspecto físico da montagem, pois devido à angulação do prisma, pra quem não conhece, pensa que é um cachimbo de Itú!
Qualquer hora vou botar uma foto dele lá no Multiply...
O que importa é que funcionou, e bem...
Um abraço.

"Deus não joga dados"
Agora com fotos: http://astrofernandes.multiply.com/
Visite!

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor hellgod » Dom, 05/02/2006, 02:55h

Valeu pela informação fernandes! Então melhor descartar mesmo a opção do retroprojetor.... Vou dar um fuçada na internet e vejo se tem algum site que venda objetivas além daquele que eu mencionei... Apesar de já possuir um refletor de bom tamanho sou fascinado por refratores e estou pensando também em uma montagem equatorial, mas isso é mais pra frente. Abraços.

Membro Regular
Membro Regular

Feminino
 Msgs: 217
 Registro: 28/09/2005

Mensagempor Deinhasky » Dom, 05/02/2006, 20:47h

Olá pessoal,

Eu tava aqui pensando nessas lunetinhas que se ensinam a construir na internet com lentes de óculos...

Isso serve para alguma coisa??

Ou seria uma boa para aprender como funciona, montagem e tal de uma luneta... para fins didáticos, só para apender mesmo!

O que -Vocês- acham??

Abraços

Deinhasky
http://deinhasky.multiply.com/

-Telescópio refrator 60mm/700mm;
-Bino 15-180x100 com tripé!);
-Bino 4x30;
-Winstar 2.

Perfil E-mail  

Amador
Amador

Masculino

Mensagempor Fernandes » Seg, 06/02/2006, 11:42h

Deinhasky escreveu:
Olá pessoal,

Eu tava aqui pensando nessas lunetinhas que se ensinam a construir na internet com lentes de óculos...

Ou seria uma boa para aprender como funciona, montagem e tal de uma luneta... para fins didáticos, só para apender mesmo!

O que -Vocês- acham??

Abraços

Essa da lente de óculos foi uma das primeiras que eu fiz e funcionou legal. Se você fizer com uma lente de 1 grau (F=1000mm) terá pouca aberração cromática devido à grande (?!) distância focal. É um exercício e tanto construir esses instrumentos. Dá pra aprender muita coisa. Tanto da parte de ótica, quanto no aprefeiçoamento das tuas habilidades na montagem. O único problema dessa da lente de óculos é que estamos limitados ao diametro de 60mm disponível (em torno de R$ 15,00 aqui no rio). Um abraço.

"Deus não joga dados"
Visite!

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Feminino
 Msgs: 217
 Registro: 28/09/2005

Mensagempor Deinhasky » Seg, 06/02/2006, 12:48h

Fernandes escreveu:
Deinhasky escreveu:
Olá pessoal,

O que -Vocês- acham??

Abraços

Essa da lente de óculos foi uma das primeiras que eu fiz e funcionou legal. Se você fizer com uma lente de 1 grau (F=1000mm) terá pouca aberração cromática devido à grande (?!) distância focal. É um exercício e tanto construir esses instrumentos. Dá pra aprender muita coisa. Tanto da parte de ótica, quanto no aprefeiçoamento das tuas habilidades na montagem. O único problema dessa da lente de óculos é que estamos limitados ao diametro de 60mm disponível (em torno de R$ 15,00 aqui no rio). Um abraço.

Olá Fernandes,

Vou tentar construir uma dessas!! :wink:

Abraços

Deinhasky
http://deinhasky.multiply.com/

-Telescópio refrator 60mm/700mm;
-Bino 15-180x100 com tripé!);
-Bino 4x30;
-Winstar 2.

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 421
 Registro: 02/01/2006

Mensagempor Spy » Seg, 06/02/2006, 15:41h

Eu estou às voltas com a construção de uma lunetinha para usar como buscadora do meu tele.
Atualmemente estou usando a lunetinha que veio no meu refrator, mas minha intenção é liberá-la para deixar o refrator completo (por razoes sentimentais e e práticas, afinal, ele ainda é útil para observaçoes).
Conseguí uma lente positiva de 10 graus (F=10mm) de grátis com um amigo meu, com quem já trabalhei numa óptica.
Como a ideia não é conseguir grandes aumento (9 ou 10 vezes) acho que terei muito problemas de aberração.

Concordam?

Telescopio feito em casa Dobsoniano 180mm f/D 6.7
Conheça meu telescópio o projeto dele em:
http://www.turminha.com/telescopio/index.shtml

Amador
Amador

Masculino

Tem certeza?

Mensagempor Fernandes » Seg, 06/02/2006, 15:54h

1cm de distância focal? Se for será inviável... tente uma lente de 4 graus que dara 25 cm de distancia focal. já é um tamanho bom. nem grande nem pequeno. Um abraço.

"Deus não joga dados"
Visite!

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 421
 Registro: 02/01/2006

Re: Tem certeza?

Mensagempor Spy » Seg, 06/02/2006, 17:42h

Fernandes escreveu:
1cm de distância focal? Se for será inviável... tente uma lente de 4 graus que dara 25 cm de distancia focal.

Oups!
Faltou um zero na distancia focal. A lente é de 10 dioptrias, assim 1/10 = 0,1 metros==> 10cm de distancia focal.
Essa eu estou pensando em usar para ocular.

Telescopio feito em casa Dobsoniano 180mm f/D 6.7
Conheça meu telescópio o projeto dele em:
http://www.turminha.com/telescopio/index.shtml

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor hellgod » Seg, 06/02/2006, 21:42h

Uma boa escolha para objetiva de buscadora podem ser essas aqui, do mesmo site que eu mencionei acima:

http://www.surplusshed.com/pages/item/l3034.html

52mm, 230mm de DF, acromática... por 6 dólares... pra procuradora ficaria mais que bom! até estou pensando em pedir umas 3, assim substituiria a do meu telescópio atual e deixaria duas de reserva, uma pra um newtoniano de grande abertura e outra pra esse refrator título do tópico . :twisted:

Voltando ao assunto, alguém sabe endereço de algum site que venda lentes objetivas ou e-mail de um atm brasileiro que as fabrique?

Abraço.

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 426 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado