Citação:
3- Gostaria de saber se alguém já utilizou lentes de retroprojetores (aqueles que se usam em sala de aula) para a construção de um refrator. Quero procurar algum equipamento sucateado para testar a lente do mesmo e ver os resultados, já que elas são grandes (mais de 80mm). Se alguém já tiver alguma experiência nesse caso por favor me fale.
Olá Hellgod, Seja bem-vindo ao Cosmofórum!
Já tentei construir um refrator com lente de retroprojetor. Utilizei uma das duas lentes de 90mm que compõem a parte superior do equipamento. possuem geralmente D=90mm e F=550mm, o que não seria nada mal. Acontece que pelo fato de se usar apenas uma lente (não é APO), o equipamento apresentou muita (muita mesmo) aberração cromática.
Estrelas mais pareciam borrões coloridos e a lua lembrava muito um arco-íris. Como na época eu não possuía nenhum instrumento (e estava na seca

), acabei resolvendo o problema colocando um diafragma de 4cm logo atrás da objetiva, o que resolveu em 90% o problema da aberração cromática, mas tornou o bicho muito escuro (40mm de abertura).
Recentemente, fuçando os meus bagulhos aqui, encontrei uma lupa de 75mm de diâmetro e 300mm de focal. Como eu estava com uma sucata de microscópio e queria achar uma utilidade para aquilo, resolvi aproveitar o prisma do micro que tem um furo redondo de 20mm perfeito (diafragma) na entrada, e montei numa estrutura tubular a objetiva (antes lupa!!) juntamente com o prisma. Conclusão: Saiu melhor que a encomenda! Literalmente! Ficou um instrumento bastante claro, pois estou usando uma ocular 30mm de microscópio nele (pouco aumento), com uma aberração cromática mínima (acho que o pulo do gato foi esse diafragma recuado, 2/3 pra trás, próximo à ocular) e imagem bastante agradável.
Só não ficou muito legal o aspecto físico da montagem, pois devido à angulação do prisma, pra quem não conhece, pensa que é um
cachimbo de Itú!
Qualquer hora vou botar uma foto dele lá no Multiply...
O que importa é que funcionou, e bem...
Um abraço.