Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 12 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 2
 Registro: 06/02/2010

Refletor 76/700mm ajuda

Mensagempor Marsan Fritzen » Ter, 09/02/2010, 00:44h

Olá

Possuo um refletor 76/700mm de marca genérica, consigo ver a lua satisfatoriamente até, mas estou com problema ao ver os planetas. Sou iniciante em astronomia, uso como referencia o Stellarium, do qual configurei com a latitude e longitude de minha cidade, mas o que no programa diz que seria Marte, ao observar com meu telescópio vejo apenas um ponto minúsculo do tamanho de uma estrela. o que observo: por volta das 23h, localizada ao norte um corpo celeste de cor laranja,bem destacado dos demais, nao possui nenhuma variaçao, ou seja nao "pisca". Uso uma barlow 3x e uma ocular 20mm, mas o que vejo é do mesmo tamanho do que vejo a olho nú, mas sem o brilho algum. alguem poderia me ajudar, me dar uma "luz" e me dizer o que eu estaria observando?

(latitude 28º08'55" sul longitude 54º44'17" oeste - Cerro Largo -RS)

Refletor Newtoniano D76mm - F700mm Genérico
lentes 12.5mm - 20mm - SR4.0mm - Barlow 3x - Eretora 1.5x

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1951
 Registro: 27/04/2009

Re: Refletor 76/700mm ajuda

Mensagempor Ozzy » Ter, 09/02/2010, 02:04h

Olá Marsan! Bem-vindo ao Fórum!
Marte é sempre um desafio para observar. Há vários fatores importantes que influenciam na observação deste planeta, por exmeplo:
- As condições atmosféricas: Tem que ter uma atmosfera limpa, sem turbulencia. Creio que este seja um dos piores agravantes na observação, não só de Marte, mas de qualquer outro astro.
- A altitude do Planeta: Dê preferência em observa-lo quando estiver mais alto no céu. os mais experientes daqui do forum sempre falam em observar Marte quando passar dos 30°.
- O equipamento: Com sua ocular de 10mm, consegues 70x de aumento. Com a barlow 3x + 10mm, consegues 210x. Sua abertura é relativamente pequena para tal aumento. A teoria é de utilizar ampliações de até 2x (em casos raros, 2,5x) da abertura.
Por exemplo: seu teles tem 76mm de abertura: 76x2 = 152. Então, 152x seria o aumento máximo teórico para seu equipamento.
Com a abertura pequena, há pouca entrada de luz. Com o aumento excessivo, há também perda. o contraste fica ruim.

Estes itens podem estar influenciando na sua Observação de Marte.
Mesmo com o 200mm e 172x de ampliação eu também tenho problemas em observar esse planeta.

Você já tentou observar um planeta mais fácil? Júpiter ou Saturno por exemplo? Saturno está favorável depois da 1hr da manhã. Creio que com o seu telescópio você consiga ver os anéis.

Tem mais informações sobre observação de Marte nestes tópicos aqui:
viewtopic.php?f=23&t=7229
viewtopic.php?f=23&t=7072

Abraço!

««ØZZ¥»» - Refletor 114mm, Dob8Flex 200mm, AstroView 10x60
http://astrozzy.blogspot.com -=- http://aateu.blogspot.com -=- http://fotozzy.blogspot.com

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1951
 Registro: 27/04/2009

Mensagempor Ozzy » Ter, 09/02/2010, 02:25h

Olha um outro tópico que acabei de achar:

É possivel observar marte de um refletor newtoniano 76/700?
viewtopic.php?f=23&t=6566&start=0

««ØZZ¥»» - Refletor 114mm, Dob8Flex 200mm, AstroView 10x60
http://astrozzy.blogspot.com -=- http://aateu.blogspot.com -=- http://fotozzy.blogspot.com

Novato
Novato

Masculino
 Msgs: 61
 Registro: 03/01/2010

Mensagempor ricardocruz.ti » Ter, 09/02/2010, 11:36h

Bom dia!
Brother, pela sua descrição provavelmente o que você estava observando era relmente Marte. Porém como o sabio Ozzy explicou Marte é um verdadeiro desafio mesmo para aqueles que possuem equipamentos mais potentes. Sugiro também que vá em busca de Jupiter, Saturno e alguns aglomerados e nebulosas como M42 e M45.
Espero ter ajudado.

Abraço.

Ricardo Cruz
Equipamentos:
- Telescópio SkyWatcher Refrator 70mm f/10
- Naked Eyes

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1372
 Registro: 05/09/2008

Mensagempor parsec » Ter, 09/02/2010, 13:27h

Olá;

...seu telescópio é de pequena abertura mas não é desprezível. Com a barlow 3X e sua ocular de 20 mm você deve atingir 105X em ampliação o que, mesmo em seu telescópio, deveria discernir o planeta como um disco pequeno. Pequeno é verdade, mas um disco! Acredito, como vodiz em seu relato que vê uma forma puntual, você possa estar observando Betelguese (uma estrela vermelha da constelação de Orion ou mesmo Aldebaram, que pelo horário de observação citado estaria localizada mais ao norte do que o planeta Marte.

Olhando para o nordeste, por volta das 21 horas você vai achar uma estrela vermelha baixa que é o planeta Marte:

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexos nesta mensagem.

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Meade LX50, 254 mm F/10 Schimidt-Cassegrain
Meade L200, 200 mm F/6 Newtoniano
Celestron Omni XLT, 120 mm F/8.3 Refrator
http://parsecs.multiply.com/

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1157
 Registro: 24/01/2008

Mensagempor Samuel Moitinho » Ter, 09/02/2010, 21:06h

parsec escreveu:
Olá;

...seu telescópio é de pequena abertura mas não é desprezível. Com a barlow 3X e sua ocular de 20 mm você deve atingir 105X em ampliação o que, mesmo em seu telescópio, deveria discernir o planeta como um disco pequeno. Pequeno é verdade, mas um disco! Acredito, como vodiz em seu relato que vê uma forma puntual, você possa estar observando Betelguese (uma estrela vermelha da constelação de Orion ou mesmo Aldebaram, que pelo horário de observação citado estaria localizada mais ao norte do que o planeta Marte.

Olhando para o nordeste, por volta das 21 horas você vai achar uma estrela vermelha baixa que é o planeta Marte:

Marte, entre os planetas mais - digamos - comuns, é o mais difícil de observar telescopicamente. Primeiro, seu diâmetro aparente é pequeno, sendo favorável apenas em oposições, nem sempre boas. Segundo, se espectro dificulta o uso de maiores aumentos sem perda de qualidade na imagem. Por isso ele é considerado um desafio, mesmo para instrumentos bem maiores.

No meu WO 66, só consegui discernir claramente seu aspecto esférico, mas sem nenhum detalhe na superfície. Visão semelhante à possível com o seu tele. Mas uma coisa é possível, como já disse o Parsec: discernir o disco, ou seja, vê-lo como uma "bolinha"! Por isso sua abertura, embora pequena, não é, de jeito nenhum, desprezível (a minha é menor ainda, hehehe!!).

Com DSO's, terás uma ótima visão da nebulosa M42 e das Plêiades (M45). Visões estas que agradaram mesmo a leigos que nunca tinham olhado com um telescópio. E isso com o WO 66.

Olhos nus

Celestron C 130 Maksutov-Cassegrain
130 mm f/15

Meade LX50 10" Schmidt-Cassegrain 254mm f/10

William Optics Zenithstar 66 Petzval ED 66mm f/6

Binóculo Meade 10x50

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1372
 Registro: 05/09/2008

Mensagempor parsec » Ter, 09/02/2010, 23:29h

Olá;

...por isso acho que o que foi observado tenha sido Aldebaram.... :D

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Meade LX50, 254 mm F/10 Schimidt-Cassegrain
Meade L200, 200 mm F/6 Newtoniano
Celestron Omni XLT, 120 mm F/8.3 Refrator
http://parsecs.multiply.com/

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 2
 Registro: 06/02/2010

Mensagempor Marsan Fritzen » Qua, 10/02/2010, 19:44h

Muito obrigado pela ajuda!! Vou tentar visualizar Saturno e outros astros como me indicaram. Grato pela atenção

Refletor Newtoniano D76mm - F700mm Genérico
lentes 12.5mm - 20mm - SR4.0mm - Barlow 3x - Eretora 1.5x

Perfil E-mail  

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 6
 Registro: 03/09/2010

Mensagempor lucasorion » Sáb, 04/09/2010, 12:52h

Olá, pessoal! É minha primeira resposta nesse fórum. Bom, aproveitando a pergunta do nosso colega, gostaria de saber se com um refletor 76/700 que eu tenho dá pra ver com clareza alguma nebulosa ou aglomerado. Ontem o céu estava ótimo, mas aqui em BH tem poluição. Mirei na Nebulosa de Órion e não percebi nada. O que pode ter ocorrido?

Perfil E-mail  

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 175
 Registro: 10/05/2009

Mensagempor Brandt » Sáb, 04/09/2010, 13:43h

lucasorion escreveu:
Olá, pessoal! É minha primeira resposta nesse fórum. Bom, aproveitando a pergunta do nosso colega, gostaria de saber se com um refletor 76/700 que eu tenho dá pra ver com clareza alguma nebulosa ou aglomerado. Ontem o céu estava ótimo, mas aqui em BH tem poluição. Mirei na Nebulosa de Órion e não percebi nada. O que pode ter ocorrido?

Olá Lucas,

A resposta é: sim, você pode ver alguns aglomerados e nebulosas com este telescópio. Claro, que você verá apenas uma "fumaçinha" acinzentada.

Para observar aglomerados abertos extensos (como as plêiades) ou nebulosas como as de Órion e Carina você precisa usar poucos aumentos. Não se quais são as distâncias focais de suas oculares, mas, por exemplo, se você tiver uma de 20mm e outra de 6mm, use a maior. A fórmula para se obter o aumento que uma ocular dá é: Distância focal da objetiva em mm dividido pela distância focal da ocular em mm. Lembre que o limte de aumentos que um telescópio pode propocionar é na ordem de 2 a 2,5 vezes o diâmetro da objetiva em mm.

Att,

Luiz Brandt

Telescópio Newtoniano 160mm f/d 5.5 em Montagem dobsoniana

Binóculo Órion Worldview 10x50 WP

Acesse o Blog: http://sinopsedaastronomia.blogspot.com/

Perfil E-mail  

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 6
 Registro: 03/09/2010

Mensagempor lucasorion » Sáb, 04/09/2010, 14:18h

Ok, muito obrigado, Brandt! No caso então eu tenho uma de 25mm, e verei só uma "fumaçinha". Pergunta: eu preciso ficar muito tempo em exposição para perceber? Tem que ser mais alto no céu mesmo? E com um refletor de 180mm qual será a diferença para as nebulosas? Obrigado!

Perfil E-mail  

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5039
 Registro: 05/04/2004

Mensagempor Edu » Sáb, 04/09/2010, 14:52h

Seja bem vindo.

Para observação de nebulosas é preciso céu bem escuro, a poluição luminosa de BH prejudica muito este tipo de observação, por exemplo, observando de um local completamente escuro você poderá ver muitas nebulosas a olho nu e até algumas galáxias como as Nuvens de Magalhães e M31. Com relação às observações com telescópios, infelizmente não conseguimos enxergar as cores como nas fotos, veja o tópico a seguir e vai entender melhor:

viewtopic.php?f=5&t=531&hilit=cores+nos+telescopios

Dúvidas? Diga que vamos tentar ajudar.

Abraços.
Edu.

" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos;
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)

http://eeduu.multiply.com/
19° 54' S 43° 54' O

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 12 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado