Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 12 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 2
 Registro: 06/02/2010

Refletor 76/700mm ajuda

Mensagempor Marsan Fritzen » Ter, 09/02/2010, 00:44h

Olá

Possuo um refletor 76/700mm de marca genérica, consigo ver a lua satisfatoriamente até, mas estou com problema ao ver os planetas. Sou iniciante em astronomia, uso como referencia o Stellarium, do qual configurei com a latitude e longitude de minha cidade, mas o que no programa diz que seria Marte, ao observar com meu telescópio vejo apenas um ponto minúsculo do tamanho de uma estrela. o que observo: por volta das 23h, localizada ao norte um corpo celeste de cor laranja,bem destacado dos demais, nao possui nenhuma variaçao, ou seja nao "pisca". Uso uma barlow 3x e uma ocular 20mm, mas o que vejo é do mesmo tamanho do que vejo a olho nú, mas sem o brilho algum. alguem poderia me ajudar, me dar uma "luz" e me dizer o que eu estaria observando?

(latitude 28º08'55" sul longitude 54º44'17" oeste - Cerro Largo -RS)

Refletor Newtoniano D76mm - F700mm Genérico
lentes 12.5mm - 20mm - SR4.0mm - Barlow 3x - Eretora 1.5x

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1951
 Registro: 27/04/2009

Re: Refletor 76/700mm ajuda

Mensagempor Ozzy » Ter, 09/02/2010, 02:04h

Olá Marsan! Bem-vindo ao Fórum!
Marte é sempre um desafio para observar. Há vários fatores importantes que influenciam na observação deste planeta, por exmeplo:
- As condições atmosféricas: Tem que ter uma atmosfera limpa, sem turbulencia. Creio que este seja um dos piores agravantes na observação, não só de Marte, mas de qualquer outro astro.
- A altitude do Planeta: Dê preferência em observa-lo quando estiver mais alto no céu. os mais experientes daqui do forum sempre falam em observar Marte quando passar dos 30°.