Olá Tarso;
Tarso escreveu:
Oi Pessoal,
Tem um novo telescópio no pedaço. A série OMNI da Celestron ganhou mais um membro, trata-se do OMNI 150R, um Refrator com 150mm de abertura e 750mm de distância focal, isso dá um F5. Mais detalhes na página da Celestron:
http://www.celestron.com/c3/product.php ... ProdID=540.
Se tiver a qualidade óptica do OMNI 120, acredito que seja um telescópio
estupendo.
Abraço,
...pois é, eu vi esse telescópio no site da Celestron. O que me deixa com a pulga atrás da orelha é:
1) Os caras fabricam um 120 mm com F/8.3;
2) Depois fazem um 150, F/5.
Tudo bem que mantendo um F/8 o tubo teria 1200 mm no mínimo de comprimento (um pouco mais na verdade). Agora, uma abertura dessas com um F/ curto desses, acho que a aberração cromática vai aparecer muito mais que no primo de 120 mm. Vai ver por isso tem no manual do 120 mm que seria "normal" ter aberração cromática e para resolver isso, basta não tirar toda a tampa da objetiva, retirando apena a tampa menor (usar um diafragma). Ai sim eu acho que o manual vai ser ao pé da letra...
Sei não, depois da série Powerseek com aquela lente relay, eu acho que vez ou outra a Celestron gosta de dar um tiro no pé. Vide o aumento de preço da série Omni anunciada pelo Max para Fevereiro, já antevendo que a série Omni vai se tornar inviável.
Se essa lente nao for muito, mas muito, mas muito boa, vai ser um carnaval só: tudo colorido....
É uma esperar os primos abastados americanos e europeus tecerem suas considerações. Posso estar enganado, mas estou que nem o Curupira, com os pés para trás....