Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 8 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 357
 Registro: 02/08/2012

Payload das montagens Celestron

Mensagempor amjorge1972 » Ter, 20/11/2012, 14:14h

Estava pesquisando e achei esta informação interessante:

Modelo ........................... carga em libras (0,45359kg) ................ em kg
CGE Pro .......................... 90 .................................................... 40,82
CGE ................................65 ......................................................29,48
CGEM DX .........................50 ......................................................22,68
CGEM ..............................40.......................................................18,14
Advanced GT (CG-5).......... 35...................................................... 15,87
Omni (CG-4) ....................20 .........................................................9,08
NexStar 6/8SE ................. 12.........................................................5,44
NexStar 4/5SE ................. 10 ........................................................4,54
AllView ............................ 9 ........................................................4,08
SkyProdigy ....................... 8 ........................................................3,63
NexStar SLT .................... 8 ........................................................3,63
LCM ................................. 5 ........................................................2,67

fonte: http://www.celestron.com/c3/support3/in ... cleid=2400

Alexandre Miguel Jorge
Canon EOS T3 18-55mm e 75-300mm

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 66
 Registro: 04/06/2012

Re: Payload das montagens Celestron

Mensagempor caiosenna » Qua, 21/11/2012, 18:27h

alguém sabe qual o peso somente do ota do nexstar 6se?

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 357
 Registro: 02/08/2012

Mensagempor amjorge1972 » Sex, 23/11/2012, 11:08h

No site diz que a montagem e o tripé pesam 9lbs e o conjunto com o tubo pesa 21lbs. Como não há contrapeso ou outro elemento, temos que tubo+Montagem=peso total -> tubo + 9 = 21 -> tubo = 12 lbs. Exatamente o valor da carga máxima suportada pelo montagem.

Curiosamente, para o 8SE, temos peso total de 24lbs. para o conjunto. Isso daria 15lbs. para o tubo de 8 polegadas, mais que o payload de 12 lbs.

Alexandre Miguel Jorge
Canon EOS T3 18-55mm e 75-300mm

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 66
 Registro: 04/06/2012

Mensagempor caiosenna » Sex, 23/11/2012, 14:36h

pois é amjorge1972, já li em vários fóruns estrangeiros que a celestron informa errado o peso do nexstar se.
por isso que perguntei isso, para saber qual seria o peso real, não o informado pela celestron, vi que o tubo pesa en torno de 3.5/4kg, desse modo, não da pra acreditar que a montagem pesa 6kg

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 100
 Registro: 21/09/2013

Mensagempor Ulisses » Qua, 31/05/2017, 00:36h

Aproveitando o tópico, .... o Payload de uma montagem equatorial se refere ao peso do OTA + acessórios que a montagem suporta ou ao peso do OTA + acessórios + contra pesos que a montagem suporta?

Ulisses

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 1114
 Registro: 26/03/2010

Mensagempor Wagner Trindade » Qua, 31/05/2017, 11:19h

Ulisses escreveu:
Aproveitando o tópico, .... o Payload de uma montagem equatorial se refere ao peso do OTA + acessórios que a montagem suporta ou ao peso do OTA + acessórios + contra pesos que a montagem suporta?

Ulisses

Ulisses,

A capacidade de carga da montagem refere-se ao que vai ser montado nela: OTA + acessórios. O contrapeso vai ser uma massa balanceada com o OTA + acessórios, então já está incluído. Tive essa dúvida há alguns anos e mandei e-mail diretamente para o serviço de suporte da Orion e eles me deram essa resposta.

Wagner trindade

gso ritchey-chrétien 8" f/d8
montagem orion sirius eq-g
qhy5l-iic, asi224mc, canon eos 600d

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 100
 Registro: 21/09/2013

Mensagempor Ulisses » Qui, 01/06/2017, 13:10h

Obrigado Wagner!
Pretendo no futuro montar um conjunto para astrofotografia e o setup que tenho em mente é um SCT 10" (peso 12Kg) montado em uma SW EQ6 (Payload 18Kg), dessa forma teria uma folga de 6Kg para o conjunto de guiagem e câmera. Um ponto que está me gerando dúvidas é que já li que uma SW EQ6 dá conta de um Newtoniano de 300mm ( ~20Kg) o que me deixa tranquilo, porém por outro lado existem recomendações de astrofotógrafos que para astrofotografia deve-se usar somente 50% da capacidade da montagem que neste caso seria 9Kg. Isso não seria preciosismo?

Ulisses

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 1114
 Registro: 26/03/2010

Mensagempor Wagner Trindade » Seg, 05/06/2017, 13:45h

Ulisses escreveu:
Obrigado Wagner!
Pretendo no futuro montar um conjunto para astrofotografia e o setup que tenho em mente é um SCT 10" (peso 12Kg) montado em uma SW EQ6 (Payload 18Kg), dessa forma teria uma folga de 6Kg para o conjunto de guiagem e câmera. Um ponto que está me gerando dúvidas é que já li que uma SW EQ6 dá conta de um Newtoniano de 300mm ( ~20Kg) o que me deixa tranquilo, porém por outro lado existem recomendações de astrofotógrafos que para astrofotografia deve-se usar somente 50% da capacidade da montagem que neste caso seria 9Kg. Isso não seria preciosismo?

Ulisses

Já li vários comentários sobre o assunto. Os mais conservadores dizem que o peso total deve ser 50% da capacidade de carga. Outros trabalham com até 75% da capacidade.

Meu setup atual (RC8, buscadora, câmera guia e câmera DSLR) chega em torno de 9.5kg e o limite da minha montagem é de 13.5kg. Ou seja, trabalho com 70% da capacidade e tenho obtido bons resultados. No caso de fotos planetárias isso é ainda melhor, pois não uso a DSLR mas sim uma ASI224MC (bem leve).

Acho que o segredo é balancear bem o sistema OTA - contrapesos.

Wagner trindade

gso ritchey-chrétien 8" f/d8
montagem orion sirius eq-g
qhy5l-iic, asi224mc, canon eos 600d

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 8 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer