hasufel escreveu:
Olá a todos.
Recentemente (começo do ano) adquiri um C8- NGT da Celestron e o usei duas vezes até agora (pois o céu onde moro não permitiu). Agora o tempo firmou, fui montá-lo todo empolgado mas, porém, não estou conseguindo entender o que está acontecendo.
Quando vou iniciar o alinhamento, vamos supor, escolho Marte e o telescópio aponta para uma direção aproximada. Entretanto, o Motor DEC dá uma parada depois gira mais um pouco e assim por diante, se eu não apertar nenhuma seta no controle ele continua indefinidamente. Este é o primeiro problema, suponho, pois nas vezes anteriores isto não acontecia.
Outro ponto é o seguinte. Supondo que eu alinhe via Marte (mesmo com o problema) e escolha no controle um astro que esteja em outra direção, por exemplo, Urano (início da noite no oeste), o motor DEC ao invés de girar do leste para o sul e do sul para o oeste, gira para o norte, quase que enrolando o cabo no eixo DEC, isto também não acontecia antes.
Alguém tem idéia do que pode ser? Já tentei resetar para as configurações de fábrica, verificar cabos e conectores, fuçar no menu e nas configurações mas não consegui resolver o problema. Será que atualização do firmware resolveria?
Desde já agradeço.
Olá Hasufel
tenho uma ACG-5. Quando uso o Goto o procedimeto que faço é assim...
1.) Com ajuda de uma bússola e coordenadas locais encontro o polo celeste sul verdadeiro
2.) Faço o nivelamento adequado da montagem
3.) Escolho o alinhamento "two star align"
4.) Informo a latitude, longitude e hora do local
5.) Escolho uma das opções das estrelas para o alinhamento
6.) Faço a correção e salvo a informação (para três estrelas)
6.) Calibro mais duas ou três estrelas.
Sempre funcionou até mesmos para objetos do céu profundo. O procedimeto é meio xarope dura em torno de uma hora. Por isso só uso o Goto esporadicamente.
hasufel escreveu:
Pois é...nas duas vezes que usei antes, ele apontava para a região próxima e esperava você realizar a correção e , agora, isso não acontece.
Quanto ao fato de alinhar com Marte, foi só um exemplo, pois ele oferece outras opções e, mesmo optando por alinhar com duas estrelas isto também acontece.
Outro ponto que me chama a atenção é o fato de que na opção de escolher a estrela, aparecem Aldebaran, Formalhaut entre outras, mas não Sírius, Canopus e etc, que seriam mais "fáceis"....
Vou verificar com o pessoal da Astroshop também...
Se voce tentar alinhar sua montagem com planetas não vai dar certo. Tente adquirir um altas celeste pois Aldebaran (Alpha Tauri) e Formalhaut (Alpha Piscis Australis) são estrelas fáceis de ser alinhadas. Tem opções de estrelas com menos magnitudes

. Se voce puder fugir da PL de Curitiba vai ter mais sucesso

.
Abraços