Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 14 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 6
 Registro: 23/12/2006

Problemas com DEC

Mensagempor hasufel » Sáb, 06/02/2010, 21:49h

Olá a todos.

Recentemente (começo do ano) adquiri um C8- NGT da Celestron e o usei duas vezes até agora (pois o céu onde moro não permitiu). Agora o tempo firmou, fui montá-lo todo empolgado mas, porém, não estou conseguindo entender o que está acontecendo.

Quando vou iniciar o alinhamento, vamos supor, escolho Marte e o telescópio aponta para uma direção aproximada. Entretanto, o Motor DEC dá uma parada depois gira mais um pouco e assim por diante, se eu não apertar nenhuma seta no controle ele continua indefinidamente. Este é o primeiro problema, suponho, pois nas vezes anteriores isto não acontecia.

Outro ponto é o seguinte. Supondo que eu alinhe via Marte (mesmo com o problema) e escolha no controle um astro que esteja em outra direção, por exemplo, Urano (início da noite no oeste), o motor DEC ao invés de girar do leste para o sul e do sul para o oeste, gira para o norte, quase que enrolando o cabo no eixo DEC, isto também não acontecia antes.

Alguém tem idéia do que pode ser? Já tentei resetar para as configurações de fábrica, verificar cabos e conectores, fuçar no menu e nas configurações mas não consegui resolver o problema. Será que atualização do firmware resolveria?

Desde já agradeço.

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1372
 Registro: 05/09/2008

Re: Problemas com DEC

Mensagempor parsec » Sáb, 06/02/2010, 23:41h

Olá;

...não conheço esse sistema do Celestron NGT, mas uma atualização de firmware é a última opção a ser utilizada em qualquer sistema eletrônico computadorizado, pois muitas das vezes pode prejudicar muito mais que ajudar, se não realizada corretamente.

O que me incomoda na sua mensagem é que você diz que antes isso não acontecia. Suponho que tenha usado o mesmo procedimento e não tenha tido nenhum problema. Outra coisa é o alinhamento utilizando planetas. Acho meio improvavel alinhar com planetas que possuem alteração de posição. Normalmente o alinhamento é realizado com a escolha de 3 estrelas fixas, veja o texto abaixo retirado do próprio manual do NGT:

There are many ways to align your telescope with the sky depending on what
information the user is able to provide: Auto Align allows the telescope to select three stars and uses the entered time/location information to align the telescope; Auto Three Star Align involves the same process as Auto Align, however it allows the user to select which star to use to align the telescope. Quick-Align will ask you to input all the same information as you would for the Auto Align procedure. However, instead of slewing to the alignment stars for centering and alignment, the telescope bypasses this step and simply models the sky based on the information given. Finally, Last Alignment restores your last saved star alignment and switch position. Last Alignment also serves as a good safeguard in case the telescope should lose power".

Se realmente você tem um problema com o Celestron, a Astroshop é o representante deles aqui no Brasil e podem te ajudar (http://www.astroshop.com), mas em princípio, acho que seu protocolo de alinhamento esta equivocado e você deveria reve-lo com cuidado... :D

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Meade LX50, 254 mm F/10 Schimidt-Cassegrain
Meade L200, 200 mm F/6 Newtoniano
Celestron Omni XLT, 120 mm F/8.3 Refrator
http://parsecs.multiply.com/

Sub Curioso

Masculino

Mensagempor hasufel » Dom, 07/02/2010, 00:38h

Pois é...nas duas vezes que usei antes, ele apontava para a região próxima e esperava você realizar a correção e , agora, isso não acontece.

Quanto ao fato de alinhar com Marte, foi só um exemplo, pois ele oferece outras opções e, mesmo optando por alinhar com duas estrelas isto também acontece.

Outro ponto que me chama a atenção é o fato de que na opção de escolher a estrela, aparecem Aldebaran, Formalhaut entre outras, mas não Sírius, Canopus e etc, que seriam mais "fáceis"....

Vou verificar com o pessoal da Astroshop também...

Expert
Expert

Masculino

Mensagempor parsec » Dom, 07/02/2010, 14:29h

Olá;

hasufel escreveu:
Pois é...nas duas vezes que usei antes, ele apontava para a região próxima e esperava você realizar a correção e , agora, isso não acontece.

Quanto ao fato de alinhar com Marte, foi só um exemplo, pois ele oferece outras opções e, mesmo optando por alinhar com duas estrelas isto também acontece.

Outro ponto que me chama a atenção é o fato de que na opção de escolher a estrela, aparecem Aldebaran, Formalhaut entre outras, mas não Sírius, Canopus e etc, que seriam mais "fáceis"....

...posso estar falando besteira, pois como disse não conheço esse sistema, mas parece que esse sistema precisa de duas estrelas de um lado do meridiano e outra do outro lado. Tentou fazer o auto-align que tem no telescópio? Quem sabe não resolve o problema uma revisão de todo o procedimento de auto-align, uma vez que você entra as coordenadas do seu local de observação e outros dados de modo que o sistema computadorizado do telescópio monte um planisfério para o momento em questão e escolha automaticamente as estrelas para alinhamento....

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Sub Curioso

Masculino

Mensagempor hasufel » Dom, 07/02/2010, 17:11h

O sistema oferece três formas de alinhamento: 1 estrela, duas estrelas ou sistema solar. Fora isso tem opções para usar o último alinhamento e para usar a polar.

Porém, o fato é que o motor DEC não pára de giorar e isso eu acho muito estranho.

Expert
Expert

Masculino

Mensagempor parsec » Dom, 07/02/2010, 23:40h

Olá;

...bom, o manual dele fala de formas de alinhamento diferentes. Pode ser que eu tenha consultado o manual equivocado no site da Celestron. Mas com esse comportamento do motor talvez só o pessoal da Astroshop ou alguem que tenha esse modelo possa te ajudar...

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 354
 Registro: 27/01/2007

Mensagempor jbaptista » Seg, 08/02/2010, 01:45h

hasufel escreveu:
Olá a todos.

Recentemente (começo do ano) adquiri um C8- NGT da Celestron e o usei duas vezes até agora (pois o céu onde moro não permitiu). Agora o tempo firmou, fui montá-lo todo empolgado mas, porém, não estou conseguindo entender o que está acontecendo.

Quando vou iniciar o alinhamento, vamos supor, escolho Marte e o telescópio aponta para uma direção aproximada. Entretanto, o Motor DEC dá uma parada depois gira mais um pouco e assim por diante, se eu não apertar nenhuma seta no controle ele continua indefinidamente. Este é o primeiro problema, suponho, pois nas vezes anteriores isto não acontecia.

Outro ponto é o seguinte. Supondo que eu alinhe via Marte (mesmo com o problema) e escolha no controle um astro que esteja em outra direção, por exemplo, Urano (início da noite no oeste), o motor DEC ao invés de girar do leste para o sul e do sul para o oeste, gira para o norte, quase que enrolando o cabo no eixo DEC, isto também não acontecia antes.

Alguém tem idéia do que pode ser? Já tentei resetar para as configurações de fábrica, verificar cabos e conectores, fuçar no menu e nas configurações mas não consegui resolver o problema. Será que atualização do firmware resolveria?

Desde já agradeço.

Olá Hasufel

tenho uma ACG-5. Quando uso o Goto o procedimeto que faço é assim...
1.) Com ajuda de uma bússola e coordenadas locais encontro o polo celeste sul verdadeiro
2.) Faço o nivelamento adequado da montagem
3.) Escolho o alinhamento "two star align"
4.) Informo a latitude, longitude e hora do local
5.) Escolho uma das opções das estrelas para o alinhamento
6.) Faço a correção e salvo a informação (para três estrelas)
6.) Calibro mais duas ou três estrelas.

Sempre funcionou até mesmos para objetos do céu profundo. O procedimeto é meio xarope dura em torno de uma hora. Por isso só uso o Goto esporadicamente.

hasufel escreveu:

Se voce tentar alinhar sua montagem com planetas não vai dar certo. Tente adquirir um altas celeste pois Aldebaran (Alpha Tauri) e Formalhaut (Alpha Piscis Australis) são estrelas fáceis de ser alinhadas. Tem opções de estrelas com menos magnitudes :? . Se voce puder fugir da PL de Curitiba vai ter mais sucesso :wink:.

Abraços

José Baptista
http://josebaptista.multiply.com/
Quando não entendo o que defino, eu me aproximo do que se chama poesia. (A. Abujamra)

Perfil E-mail  

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 164
 Registro: 22/10/2007

Mensagempor palleze » Seg, 08/02/2010, 17:02h

Ola, tudo bem?
Passei por um problema parecido com vc, porém, em juhlo do ano passado.
Meu telescópio é diferente do seu, um 130 slt, mas com goto e sky align também.
Depois de quase 20 anos usando um refratorzinho, lá vou eu todo empolgado para montar o telescópio novo. Fiz tudo direitinho como manda o manual. Júpiter estava nascendo, ligo o telescópio e quando começo a fazer o procedimento vem a bomba: uma mensagem de erro 17 e erro 16 no controle, e nem sinal do motor funcionar, isso logo na primeira vez. Isso nem aparecia no manual. Consultando no site da celestron, vi que era um problema nos motores. Entro em contato na astroshop, mando o motor com defeito e eles efetivaram o reparo.
Usei algumas vezes e fui para um chalé no interior só para observar de um céu legal e foi fantástico: até eu dar um comando de goto, e ao invés de ele girar um pouquinho só para a direita, ele dava quase um 360. revi todas as configurações do controle. Dei o comando de novo e novamente ele insistia em ficar girando até chegar no objeto, e o mais triste, quando parava, errava por quase 2 graus. O pior foi quando o motor começou a fazer um barulho estranho e parou de vez.
Toca mandar de volta para a astroshop( se fiquei 15 dias com o motor reparado foi muito).
Dessa vez, eles enviaram um novo. Usei umas três vezes, tudo direitinho, mas novamente ele errava os alvos. Cheguei a falar com o Max por email. Ele quase não acreditou que estava com problemas pela terceira vez seguida. Na época, fiquei tão chateado que quase devolvi o produto. Mas por um milagre, ele voltou afuncionar normalmente.
Sábado, quando eu estava usando ele, eu tentei alinhar usando três objetos, sendo saturno um deles, mas por mais que eu tentasse ele não conseguia. usando três estrelas, alianhou certinho.

pelo seu relato, algo esta errado, a aparentemente é algum defeito, pois com vc mesmo disse, não acontecia antes.
Então aqui vai a primeira dica:
Se for alinhar com três objetos, use três estrelas. O goto ficará muito mais preciso.

segundo: Depois descobri, que o fato de vc dar um comando de goto e ele ficar girando, dando um quase 360 para chegar no objeto, se devia ao fato da função para não entrelaçar os cabos estar ativada. Se ele começar a girar, toque em uma das teclas de direção, ele deverá parar. Vá ao menu de configurações, desative a função, e dê o goto novamente: ele deverá funcionar corretamente.

terceiro: se isto não resolver, mande para a astroshop. Se vc comprou lá, esta na garantia e eles vão resolver para vc

Quarto: um dica a todos que pensam em adquirir um tele computadorizado:
tente evitar comprar no exterior, mandar algum trazer de lá etc, pois o barato pode acabar custando muito caro. Na época, eu quase mandei um amigo trazer um cassegrain, pois ia custar o mesmo que o 130 slt no Brasil, e era muito mais telescópio. Agora, imagina se o cara trouxesse, e eu tivesse tido todos este problemas com ele. Compessa pagar um pouco mais aqui, mas ter a garantia. Não estou querendo fazer propaganda de ninguém, mas digo honestamente que é a melhor opcção comprar aqui quando se trata deste tipo de tele.

Abração a todos

fabio

Expert
Expert

Masculino

Mensagempor parsec » Seg, 08/02/2010, 18:32h

Olá;

...pois é, eu sempre achei que o tele com esses sistemas GoTo e SkyAlign acrescentam um valor agrfegado que não justifica o custo/benefício que ele proporciona. Pior é que esse valor fica bem caro para que apresente problemas como esses relatados. Um telescópio desse porte não deve dar problema, se der que seja apenas uma vez, mas 3 vezes seguidas... :shock: Fica complicado, pois teoricamente, deve existir um CQ do mesmo na fabrica. Sei não, ainda sou mais o tradicional motorizado e você fazer o alinhamento manualmente.... :D

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 164
 Registro: 22/10/2007

Mensagempor palleze » Seg, 08/02/2010, 19:39h

Fala Ilidio, tudo bem?
Vc disse tudo cara. A grana que eu paguei, que o colega pagou, e que qualquer um venha a pagar, é bem alta para o produto apresentar tantos problemas assim. Pelo preço que se paga , a qualidade dos componentes eletro-mecânicos era para ser infinitamente maior. Se o equipamento tivesse uns dez anos de uso vai lá, mas tanto o meu, como do colega é novo em folha.
Vai ver a gente é azarado pra caramba rsrsrs :roll:
O pior é que antes de comprar eu pesquisei pra caramba, li vários artigos sobre o tele, e realmente, tirando esta dor de cabeça que tive, é um tele bem legal.

Sub Curioso

Masculino

Mensagempor hasufel » Seg, 08/02/2010, 21:39h

Também tive alguns problemas com os erros 16 e 17, precisamente o 17, que é justamente o DEC, mas limpando os encaixes e ajustando os cabos, não voltou mais.

Notei que quando eu aperto alguma das setas o GoTo pára, mas isso não acontecia antes.

Mandei um email para a Astroshop e estou aguardando reposta. Acredito que não seja problema com o mortor, pois não apresenta barulho estranho, nem aquecimento ou qualquer outro sintoma. Acredito q seja um erro de software ou alguma configuração que fora modificada.

Vou continuar tentando.

Grato pelos conselhos.

Expert
Expert

Masculino

Mensagempor parsec » Seg, 08/02/2010, 21:55h

Olá gente boa;

...espero sinceramente que resolva esse abacaxi e que o pessoal faça um relatório técnico para ser enviado a Celestron de modo a evitar futuros dissabores. Tem mempresa tão boa ou melhor que a Celestron fazendo telescópios e quando começarem a desembarcar no país, ou alguem as representar aqui, se a Celestron continuar com esse problema no curriculum, sei não....

Eu acho estranho quando, do nada, aparecem 3 usuários relatando o mesmo problema. Eu abriria o olho antes de se tornar uma epidemia... :D

E cá pra nós, quem compra um Celestron desses, mole, mole compra de outra companhia sem esse brinde.... :D

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 14 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado