Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 5 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 628
 Registro: 20/12/2008

Filtros RGB

Mensagempor bricioborges » Ter, 13/06/2017, 13:32h

Ola a todos. tenho praticado astrofotografia usando a técnica de gravar frames em RGB. desde o inicio tenho tido dificuldade em ajustar os parâmetros de exposição e ganho durante as filmagens, principalmente quando uso o filtro RED, acredito que a perda de luminosidade quando utilizo os filtros seja normal no processo, pois estou colocando mais obstáculos para passagem da luz. Na pratica ocorre que usando os filtros eu acabo sacrificando os FPS (usando menos) e o ganho (valor alto aumentando o ruido). minha duvida é se existe alguma diferença significativa entre os filtros RGB do mercado, não conheço a marca do filtro que eu utilizo, mas será que os filtros RGB da Baader ou Astrodon possibilitam uma melhor passagem da luz e consequentemente ganho da luminosidade?

Binóculo Canon 15x50 IS
Binóculo FMTR-SX 7x50
Binoculo Carl Zeis 10x50
Refletor Newtoniano 200mm f/d6,3 by Sandro Coletti
Refrator 127mm f/d9,4 by home-made
Refrator jaegers 4" F15 by home-made

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 1121
 Registro: 26/03/2010

Re: Filtros RGB

Mensagempor Wagner Trindade » Ter, 13/06/2017, 14:29h

Deixa eu fazer uma pergunta boba: esses filtros que você está usando são fotográficos ou visuais? Porque os filtros coloridos de uso visual tem sim uma perda de transmissão mais acentuada que os fotográficos.

Consultando as curvas de transmissão dos filtros LRGB da Baader (fotográficos), podemos ver que eles praticamente não tem perdas, ou seja, a transmissão é quase 100%. Os Astrodon estão na casa de 95% de transmissão, os Astronomik em torno de 98%.

Como comparação, os filtros para uso visual da Baader tem transmissão de 25% (vermelho). É uma perda significativa de luz.

Wagner trindade

gso ritchey-chrétien 8" f/d8
montagem orion sirius eq-g
qhy5l-iic, asi224mc, canon eos 600d

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 628
 Registro: 20/12/2008

Mensagempor bricioborges » Ter, 13/06/2017, 15:44h

Wagner Trindade escreveu:
Deixa eu fazer uma pergunta boba: esses filtros que você está usando são fotográficos ou visuais? Porque os filtros coloridos de uso visual tem sim uma perda de transmissão mais acentuada que os fotográficos.

Consultando as curvas de transmissão dos filtros LRGB da Baader (fotográficos), podemos ver que eles praticamente não tem perdas, ou seja, a transmissão é quase 100%. Os Astrodon estão na casa de 95% de transmissão, os Astronomik em torno de 98%.

Como comparação, os filtros para uso visual da Baader tem transmissão de 25% (vermelho). É uma perda significativa de luz.

Ola, Wagner. como disse não sei com certeza de qual fabricante são os meus filtros. eu comprei eles junto com a câmera de um grande astrofotografo Brasileiro, e ele me disse que esses filtros eram bons. mas o fato de não haver nenhuma indicação no produto não dá para identificar de qual o fabricante.
minha curiosidade é saber se esses filtros para astrofotografia do mercado: astronomik, astrodon, baader, orion, Zwo... o ganho de luminosidade é assim tão significativo. a questão é que não queria arriscar comprar um novo jogo de filtros por um valor absurdo para ter o mesmo resultado.

Binóculo Canon 15x50 IS
Binóculo FMTR-SX 7x50
Binoculo Carl Zeis 10x50
Refletor Newtoniano 200mm f/d6,3 by Sandro Coletti
Refrator 127mm f/d9,4 by home-made
Refrator jaegers 4" F15 by home-made

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 1121
 Registro: 26/03/2010

Mensagempor Wagner Trindade » Ter, 13/06/2017, 16:25h

Entendi... De fato é complicado, investir com a chance de ter resultado similar. Mas como nunca usei filtros LRGB eu não consigo te responder. Vamos esperar um pouco para ver se mais alguém responde.

Wagner trindade

gso ritchey-chrétien 8" f/d8
montagem orion sirius eq-g
qhy5l-iic, asi224mc, canon eos 600d

Responder com citação  

Amador
Amador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 130
 Registro: 27/03/2010

Mensagempor PRFurlan » Qua, 21/06/2017, 16:51h

Utilizo filtros LRGB da Optolong, adquiridos na Tellescopio.com.br, com a ccd QHY-9 Mono e percebi a perda de transmissão no RED, que compenso no Photoshop. Nunca utilizei os filtros da Baader, mas penso em adquirí-los quando melhorar situação.

Paulo Furlan
Newtoniano 180mm
Refrator Apo 100mm SW Equinox
Cannon Rebel T3i
Orion CCD Starshoot G3 color
QHY-9 Mono
HEQ5 Pro

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 5 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer