Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 82 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Novato
Novato

Masculino
 Msgs: 66
 Registro: 09/01/2010

Pergunta Sobre Telescópio - Sou Novato !

Mensagempor Pedro Boffa » Sáb, 09/01/2010, 16:19h

Opa Boa tarde,

Bom já gosto de astronomia desde pequeno, já tive 2 telescópios pequeno de 50x 70x mas normalmente não dava pra ver nada d+. Estou querendo comprar agora um profissional, andei pesquisando e vi um bem legal, meio caro mas se for pra comprar quero comprar um muito bom para não ter que comprar outros depois.

Nome dele é (SKP300OTA) - Tubo ótico Refletor 300mm f/4.7
http://www.astroshop.com.br/produto.asp ... =SKP300OTA

Andei vendo que existem os Telescópios Refletores e Refratores gostaria de saber qual a diferença entre eles qual é melhor para o que ou sei la.

Minha intenção é ver planetas e estrelas, sei que galaxias ou nebulosas ou coisas do tipo seria bem dificil, mesmo esse telescópio que quero comprar parece ser bem potente.

Outra pergunta que tenho é sobre Colimar ou algo do tipo, dizem que tem que fazer isso de tempo em tempo no telescópio mas não achei o significado.

Obrigado Pela Atenção
Pedro

*** EDITADO PELA MODERAÇÃO ***

1.EVITE TÍTULOS COM FRASES SENSACIONALISTAS OU MÚLTIPLOS PONTOS DE EXCLAMAÇÃO
2.ANTES DE CRIAR UM NOVO TÓPICO FAÇA UMA BUSCA E VERIFIQUE SE JÁ EXISTE UM TÓPICO QUE TRATE DO MESMO ASSUNTO
3. LEIA OS REGULAMENTOS DO CF

MENSAGENS EM DESACORDO COM OS REGULAMENTOS SERÃO DELETADAS
*** EDITADO PELA MODERAÇÃO ***

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 995
 Registro: 06/10/2009

Re: Pergunta Sobre Telescópio - Sou Novato !

Mensagempor Eduardo Costa Yahoo » Dom, 10/01/2010, 11:33h

Bom dia! Bem vindo!

No fórum tem a ferramenta de busca. Com ela vc pode explorar bastante o conteúdo daqui. Vc está com um bocado de perguntas, o que é ótimo pois é perguntando e experimentando é que se aprende, mas acho que responder todas de uma vez seria bem longo.

Então vamos começar dando uma noção e deixando a sugestão de vc se aprofundar no fórum e voltar a conversar com o pessoal sempre que quiser se aprofundar em um detalhe. E se vc permitir dar um ou outro conselho.

O modelo que vc apontou é um belo telescópio, quisera eu ter um destes em casa :) ... Até com modelos de abertura menor como 254, 200 dá para ver muita coisa. 180 e 150 também resolvem bem, mas talvez o melhor balanço seja abertura de 200 e razão focal 6, 7 ou 8. Ou seja é de fato um belo modelo.

Pessoas que tenham algum conhecimento sobre reconhecimento do céu e noções de ótica conseguem iniciar com telescópios, inclusive com os "grandinhos" que você olhou. Para adquirir estes conhecimentos, o melhor instrumento seria um binóculo. Este seria o primeiro conselho.

O segundo, use um software planetário. O Stellarium e o Cartes du Ciel são ótimos. O Stellarium é um dos preferidos pois a navegação é muito simples, além de ser muito bonito.

A diferença básica entre refratores e refletores é que um utiliza lentes para captar luz, enquanto o outro utiliza espelhos. Cada um dos designs tem vantagens e desvantagens. Planetas refletem muita luz do Sol, a abertura ajuda quanto a melhorar percepção de detalhes, embora com aberturas menores 100 para cima já permitam muito boa visualização. Nebulosas e outros objetos tipo DSOs muitas vezes possuem brilho fraco e a abertura ajuda, mas se a ampliação for excessiva pode haver dificuldades em ver o alvo de uma só vez, ou seja vc veria pedaços.

Bem, já tem um bocado de coisas aqui. Pesquise um pouco nos tópicos já prontos do fórum, avalie a história do binóculo e dos softwares´planetários e continue conversando com o pessoal.

Eduardo Costa
Acromatic Refractor Air Spaced BK 150 F/8,3 DL & EQ5 Dual Axis - Salesópolis
Parabolic Newtonian 150 F/5 & Tuned EQ3-2 or Manual AZ3 - Guarulhos
"Viemos do pó das estrelas, um dia voltaremos para elas."

Perfil E-mail  

Novato
Novato

Masculino

Mensagempor Pedro Boffa » Dom, 10/01/2010, 14:03h

Boa Tarde,

Obrigado pelos conselhos Eduardo, tenho um binóculos em casa e vou começar a ver melhor como funciona mesmo não dando para ver muito além de coisas perto como prédios etc... Eu quero tentar comprar logo um grande como este para não ter que gastar dinheiro depois com outro, já que seria complicado pra mim comprar outro depois.

Vou dar uma olhada nos programas que você me indicou e procurar mais coisas no forum para assim poder discutir melhor e entender os assuntos com todo mundo aquil

Obrigado pela sua Atenção.
Abraços

Perfil E-mail  

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 116
 Registro: 29/09/2009

Mensagempor acollucci » Dom, 10/01/2010, 17:20h

Pedro Boffa escreveu:
Opa Boa tarde,

Minha intenção é ver planetas e estrelas, sei que galaxias ou nebulosas ou coisas do tipo seria bem dificil, mesmo esse telescópio que quero comprar parece ser bem potente.

[color=#FF0000]*** EDITADO PELA MODERAÇÃO ***

Com esse telescopio voce teria melhor performance para ceu profundo do que para planetas.

Mesmo com telescopios com aberturas menores voce pode ver varias coisas, tenho um refrator de 50mm de abertura e ja vi jupiter, saturno, marte, a lua, M42...

Acho que voce deveria pesquisar algumas coisas como:

Abertura, Distancia Focal (DF), Luminosidade (D/f), Aumento (DF obj/ DF ocular)

Outra coisa no telescopio que voce mencionou nao vem a montagem entao voce teria de compra-la tbm.

E por ultimo, para apontar o tele voce tem de saber o que procurar entao aconselho voce a economizar no primeiro tele, comprar um de menor abertura e um bom set de oculares e depois comprar um tele de diametro maior, caso você ache necessário.

att,

Anthony Collucci
http://amcollucci.com.br
http://www.ackrossrpg.com.br
Newtoniano 140mm (Em construção)
Galileoscope Refrator 50mm
Olho nu (Esse tá funcional)
Ocular 4mm chegando!!

Perfil E-mail  

Novato
Novato

Masculino

Mensagempor Pedro Boffa » Dom, 10/01/2010, 18:18h

Oi Accollucci,

Obrigado Primeiramente.
Entendo, imaginei que precisaria de um telescópio de maior poder de distancia como este por exemplo que mostrei o link, mas pelo visto tem outros aspectos como você mencionou que mesmo com um telescópio de menor poder de visualização de distancia já conseguiria ver planeta.

Gostaria de saber se com esse que você disse que viu Jupiter entre outros, como não entendo ainda muito bem, se a visualização é apenas uma luz ou se consegue ver bem planeta, minha intenção era conseguir ver o planeta realmente e suas cores e não apenas uma luz la longe. Não entendo muito bem para saber se é possivel com esses telescópio caseiros.

Se puder me indicar algum telescópio me passando link ou o nome para eu achar que seria muito bom para eu que estou começando e que desse já para ver os planeta.

Como disse queria comprar este grande que postei o link para não ter que futuramente gastar dinheiro novamente com isso, já que não tenho muito poder aquisitivo e não sei nem quando compraria o tal que botei o link, então quem sabe um mais barato e de menor alcance como você disse seria realmente melhor e mais viavel.

Vou procurar melhor sobre as coisas que disse e começar a me aprofundar melhor.
Outra coisa vi um video de um 300mm filmando Jupiter e não pareceu chegar tão perto será que a de 50mm como disse da para ver algo? E não entendi por que a imagem ficou tremina.
http://www.youtube.com/watch?v=STR0nON-Zjo

Obrigado

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1372
 Registro: 05/09/2008

Mensagempor parsec » Dom, 10/01/2010, 18:39h

Olá;

...ver planetas como você diz, vai depender da sua expectativa de como você acha que vai visualiza-los. O telescópio que você postou o link, na realidade é apenas o tubo óptico. A montagem, se não me engano, que acompanhava esse telescópio era uma EQ6 Pro Scan que foi vendida pelo pessoal da Astroshop a um cliente que queria apenas a montagem. Completo, o telescópio custa aproximadamente 8 mil reais.

É um senhor instrumento, mas vai precisar de um local escuro (com baixa poluição luminosa) e fixo. Ficar montando e desmontando esse instrumento vai ser problem'atico, devido ao seu grande peso e pouca mobilidade.

O telescópio ideal do amador, para um longo tempo de observação, mantendo um equilíbrio muito bom entre ser utilizado para observar planetas ou objetos fundo de céu seria um newtoniano 200mm, F/6 em montagem equatorial motorizada, como este aqui:

http://www.astroshop.com.br/produto.asp ... P300EQ6Pro

Claro que grandes aberturas são desejadas, mas nem sempre são práticas. Por outro lado, pequenas aberturas, podem limitar seu acesso. Vai permitir seu acesso a praticamente tudo que possa ser observado por esse equipamento, mas outros fatores como: experiência do observador, escolhas de oculares, estabilidade atmosférica, etc, iram influenciar na sua observação.

Em princípio, esse equipamento teria uma aumento máximo teórico de 500X e com 100 ou 150X, muita gente já observa as faixa equatoriais de Jupiter, os anéis de Saturno, etc. Entretanto, você deve pesar se pretende carregar o telescópio para outros locais, se deseja um instrumento mais compacto, se quer refletor ou refrator (este último exigindo menor cuidado), mas com maior valor), etc.....

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Meade LX50, 254 mm F/10 Schimidt-Cassegrain
Meade L200, 200 mm F/6 Newtoniano
Celestron Omni XLT, 120 mm F/8.3 Refrator
http://parsecs.multiply.com/

Novato
Novato

Masculino

Mensagempor Pedro Boffa » Dom, 10/01/2010, 19:01h

Oi Parsec,

Você comentou sobre um telescópio 200mm Mas o link que me passou é de um 300mm de 9 mil reaisl, seria este mesmo? Pois um de 9 mil para amador seria complicado. Acho que deve ter postado o link errado.

Minha intenção realmente é ver planetar do nosso sistema solar em principio também para pegar o jeito da coisa e me acostumar com o telescópio.

Minha espectativa real de ver os planetas seria ve-los com cores e sua rotação.
Realmente ter um telescópio tal como este que postei o link seria realmente dificil como você diz teria que ter um abrigo própio para ele coisa que realmente não estaria viável pra mim.

Já tive 2 telescópios mas eram muito amadores d+ não dava pra ver nada além da luz um pouco aproximada, era talvez 30x.. no maximo, muito velho.

Obrigado Pelas dicas.
Abraços

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 995
 Registro: 06/10/2009

Mensagempor Eduardo Costa Yahoo » Dom, 10/01/2010, 19:15h

Pedro Boffa escreveu:
Vou procurar melhor sobre as coisas que disse e começar a me aprofundar melhor. Outra coisa vi um video de um 300mm filmando Jupiter e não pareceu chegar tão perto será que a de 50mm como disse da para ver algo? E não entendi por que a imagem ficou tremina.
Obrigado

Olá de novo!

A coisa já está rolando....

Grande parte da tremida é causada pela turbulência atmosférica. O efeito na luz é o mesmo que vamos sobre o asfalto em dias bem quentes e o cintilar de estrelas também é afetado pela turbulência atmosférica. É um dos grandes inimigos da observação. Muitas vezes é impossível conseguir uma maior ampliação por conta disto. Quanto a parecer pequeno, a filmagem parece ter sido feita por uma webcam, que preparar imagens na proporção, tamanho e resolução do computador, portanto maior que a ocular que gerou a imagem. Mesmo descontando isso, os alvos também não ficam grandes e isso não é importante, o importante é que fiquem nítidos.

Conforme postei antes, para observações planetárias não é preciso uma abertura tão grande como a do aparelho que vc viu. A razão focal para observação planetária é algo importante. Pois não vai adiantar haver brilho se não houver contraste (diferença entre claro e escuro).

Geralmente o pessoal sugere um com abertura de 200mm e razão focal 6 a 8. É um aparelho com boa abertura, capta bastante luz. Com razão focal 6 as imagens ficam mais brilhantes, o que é ideal para deep spaces, com razão focal 8 aparece um pouco mais de contraste, o que ajuda na observação planetária. Mas se optar por razão focal 6 ou 7 os resultados também serão bons.

Eduardo Costa
Acromatic Refractor Air Spaced BK 150 F/8,3 DL & EQ5 Dual Axis - Salesópolis
Parabolic Newtonian 150 F/5 & Tuned EQ3-2 or Manual AZ3 - Guarulhos
"Viemos do pó das estrelas, um dia voltaremos para elas."

Perfil E-mail  

Novato
Novato

Masculino

Mensagempor Pedro Boffa » Dom, 10/01/2010, 19:35h

Bom brigado Por todas as informações.
Vou juntar tudo isso e criar outras perguntas que voltarei ao tópico mais tarde.
Verei sobre tudo isso e darei uma estudada.

Uma Ultima pergunta por enquanto, para planetas tem alguma preferencia em questão de escolha para ver planetar entre refletores e refratores?

Muito Obrigado
Feliz 2010.

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1372
 Registro: 05/09/2008

Mensagempor parsec » Dom, 10/01/2010, 19:47h

Olá Pedro;

...desculpa, coloquei o link errado :oops: . O link é este:

http://www.astroshop.com.br/produto.asp ... KP2001HEQ5

Apesar disso, esse telescópio chegava, quando tinha aqui, a cerca de 8 mil reais. Pessoalmente acho muito caro aqui no Brasil, mesmo com todas as taxas, uma vez que ele custa cerca de 800 dólares lá fora:

http://www.optcorp.com/product.aspx?pid ... 3-70-12798

Veja que mesmo multiplicando por 4 (o quanto um instrumento pode atingir em preço no Brasil) seriam cerca de 3200 dólares que convertidos ficariam entre 5 e 6 mil reais. As vezes é mais vantagem viajar e trazer na mala, uma vez que os impostos incidem sobre op que ultrapassa o valor da cota de 500 dólares. Claro que existem outros problemas que podem ocorrer, mas sinceramente, espero que com o surgimento de outros fornecedores no Brasil de equipamentos astronômicos o preço se auto-regule...

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Meade LX50, 254 mm F/10 Schimidt-Cassegrain
Meade L200, 200 mm F/6 Newtoniano
Celestron Omni XLT, 120 mm F/8.3 Refrator
http://parsecs.multiply.com/

Novato
Novato

Masculino

Mensagempor Pedro Boffa » Seg, 11/01/2010, 01:10h

Oi Parsec,

Bom agora vi o link. Legal, mas não achei o preço pela astroshop, seria mais facio comprar por la. Mas agora já tenho uma ideia de qual comprar pra iniciante enquanto não tenho possibilidades de fazer um canto só para um maior. Enquanto isso vou pesqueisando sobre os assuntos que me colocaram aqui no tópico para entender melhor sobre tudo no geral dessa area que to começando a entrar agora.

Só mais uma coisa =D
Eu tenho aqui em casa este telescópio:
http://www3.shopping.com/xPO-Bushnell-D ... ce-78-9512

Gostaria de saber se ele é bom eu nao consegui ver com ele nada mais que a lua e muito pouco, vi la as especificações mas nao entendi muito bem, gostaria de saber se ele é igual melhor ou pior do que o qual você ( Parsec ) Me indicou.

Obrigado mesmo pelas dicas, venho futuramente aqui perguntar mais e quem sabe ajudar também.
Abraços

Perfil E-mail  

Novato
Novato

Masculino

Mensagempor Pedro Boffa » Seg, 11/01/2010, 02:15h

Me desculpem por mandar uma nova resposta, mas não sei porque o botão EDITAR não estava la e não o achei. Queria só comentar que este telescópio que tenho esta quebrado. E na época nao sabia usar e usei muito mal quando ele estava em boa condição, tinha umas lentes grandes pra encaixar mas nunca usava elas por que nao sabia. Então não aproveitei da maneira certa.

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 82 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado