Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 2 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 1001
 Registro: 15/05/2010

De-rotação com Winjupos

Mensagempor Conrado » Ter, 18/06/2013, 03:04h

Amigos, estou postando este tópico pois não consegui localizar um onde este assunto esteja sendo tratado de forma específica. Caso exista, peço à moderação para juntar ao mesmo.

Em resumo : na captação de imagens planetárias com câmeras mono (captando vídeos em canais distintos, R,G,B e L. ) o tempo decorrido entre as captações é relativamente longo. O mesmo ocorre logicamente com câmeras color, quando se busca captar um maior numero de frames, ou seja, maior tempo de captação. Dado o tempo mais longo, em uma ou outra situação a rotação do planeta (Saturno e especialmente o "rápido" Júpiter) gera um "escorrimento" da imagem. Para correção deste efeito, o freeware disponível (que eu conheço) é o Winjupos. Fiz os primeiros ensaios com ele, em uma sequencia RGB mas os resultados não foram satisfatórios. Estou usando um (bom) tutorial compartilhado pelo amigo William. Alguém tem utilizado o Winjupos com este objetivo e com bons resultados ?
Abraço

Conrado Serodio
newt. Orion Optics UK VX10L f/6,3 | Orion ED80 Apo f/7,6
http://conrado737.wix.com/astronomia
"A Astronomia compele a alma a olhar para o alto e nos transporta deste mundo para outro."
Platão

Responder com citação  

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 628
 Registro: 20/12/2008

Re: De-rotação com Winjupos

Mensagempor bricioborges » Sáb, 10/06/2017, 19:57h

Durante o processamento de algumas fotos do planeta Jupiter, me deparei com um resultado ruim na borda esquerda do planeta. procurei na internet e no manual do programa e encontrei algumas dicas. basicamente o problema era no reconhecimento da borda durante a detecção automática, após aumentar o tamanho da imagem ampliando o zoom e incluir o LD compesation, o resultado melhorou. fiz esse vídeo para deixar registrado e não esquecer desse detalhe.

https://youtu.be/c2v45aQMuUM

Binóculo Canon 15x50 IS
Binóculo FMTR-SX 7x50
Binoculo Carl Zeis 10x50
Refletor Newtoniano 200mm f/d6,3 by Sandro Coletti
Refrator 127mm f/d9,4 by home-made
Refrator jaegers 4" F15 by home-made

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 2 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer