Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 3 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2325
 Registro: 06/04/2007

Calculadora para Astrofotografia - plataforma Android

Mensagempor lhvilatur » Seg, 29/05/2017, 02:15h

No meu site tenho uma seção com várias fórmulas utilizadas na Astrofotografia. Entretanto, muitas vezes não dispomos do acesso à internet e precisamos fazer uso delas.

Resolvi ensaiar programação para SmartPhone plataforma Android e ter as principais formulas disponíveis no celular.
Uma programação difícil pra mim, que tenho pouco conhecimento da linguagem JAVA e não conheço a estrutura e organização do Sistema Operacional Android.

(Alooô... ... Eric ! Vou te encher de perguntas ... Imagem )

Acrescente-se o fato de que há vários modelos de SmartPhones e versões Android. Programar nesta plataforma se torna uma tarefa muito exaustiva. Layouts de tela vertical, horizontal, pequena, média, larga. API no. tal, no. qua,l que não aceitam alguns recursos mais recentes ... Enfim... um saco ! Que supera até a chatura da linguagem e sintaxe JAVA.

E eu ODEIO Java !

Mas enfim, saiu alguma coisa. Nada sofisticado, com beleza de visual, recursos gráficos e dinamismo de apresentação. Coisa simples, mas que funciona.
Minha maior dificuldade está na produção dos layouts. A ferramenta Android Studio da Google embora rica e poderosa é pra quem gosta de escovar pena de urubus. Pra NERDS. Imagem

Pode haver problemas do aplicativo rodar adequadamente em alguns aparelhos devido a estas dificuldades. Pelos testes que fiz com o meu Sansung J3 - 720 x 1280 pixels API versão 25 ... funciona bem. E diz o Android Studio que há compatibilidade com APIS inferiores até versão 21.

Implementei recurso para que o aplicativo possa ser transferido pelo gerenciamento de arquivo do SmartPhone para o cartão de memória, liberando a memória interna do aparelho.
Ele não usa nenhum recurso especial e portanto não precisa e nem pede autorização para a instalação.
E como é uma versão Beta, mais pra Gama do que pra Alfa, estou disponibilizando o aplicativo apk para download de uso livre e gratuito pelo Cosmoforum.
Talvez após uma melhora na aparência e implementação de uma mais elaborada interface de usuário, eu disponibilize no Google Play.

Se você fizer uso deste aplicativo e achar que faltou alguma formula ou cálculo importante, é só me mandar que eu incluo na próxima versão.

Basta clicar no link AstroCalc_V1_14.apk : http://jsmastronomy.30143.n7.nabble.com ... _V1_14.apk

Se fizer o download com o SmartPhone ele deverá ir para a pasta de Download. Através do aplicativo gerenciamento de arquivo do aparelho é só encontrar e clicar nele para que a instalação se processe automaticamente.

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Re: Calculadora para Astrofotografia - plataforma Android

Mensagempor lhvilatur » Ter, 30/05/2017, 10:45h

ERRATA:
Citação:
Pelos testes que fiz com o meu Sansung J3 - 720 x 1280 pixels API versão 25 ... funciona bem

Leia-se: Pelos testes que fiz com o meu Samsung J3 - 720 x 1280 pixels versão 5.1.1 API 22 ... funciona bem.
Acrescente: Testado em emulador com versões API 21 e API 25.

Entenda: Instale e vê se roda ! Se não rodar ... desinstale. Imagem

nota: já imaginou criar um programa para Windows compatível com versão 1.0,2.0,3.0, 3.1, 95, 98, XP, VISTA, 7, 8, 10 ... e agora com a tal CREATOR ?!?!?! Imagem

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Re: Calculadora para Astrofotografia - plataforma Android

Mensagempor lhvilatur » Sex, 09/06/2017, 01:30h

Uma nova versão com alteração no visual, sem nenhum acréscimo na funcionalidade e fórmulas.

AstroCalc V1_2 - link para download http://jsmastronomy.30143.n7.nabble.com ... c_V1_2.apk

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 3 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer