Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 69 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 949
 Registro: 30/05/2004

Re: órbita solar.

Mensagempor Toninho » Qui, 07/10/2004, 18:14h

Zeca escreveu:
Casualmente li um artigo a este respeito na revista Sky & Telescope de outubro de 2004 onde é mostrado um estudo sobre as diversas populações de estrelas da nossa galáxia e seus respectivos movimentos. As estrelas que habitam o disco galático tem este movimento ondulatório pela combinação da atração gravitacional do centro galático e do próprio disco galático.

Zeca, o que me despertou estas idéais foi justamente a oportuna notícia que você nos trouxe, reproduzida acima.
Tenho uma concepção, talvez filosófica, de que tudo está conectado a tudo. Se tudo, conforme a teoria do Big Bang surgiu de um átomo primordial, inimaginavelmente denso, será não dá prá pensar nessa interligação universal ?

Deixo com vocês uma frase que li hoje, dita pelo Einstein:
O importante é nunca deixar de questionar.
(citado no livro "Coragem para mudar", dos Grupos Familiares do Al-Anon)

Abraços.

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 4681
 Registro: 13/10/2003

Novas descobertas

Mensagempor Zeca » Sex, 22/10/2004, 10:54h

Voltando ao movimento das estrelas ao redor da galáxia, vejam o que astrônomos do ESA (European Space Agency) descobriram: que o Sol está numa espécie de encruzilhada galática onde existem grupos de estrelas se movendo em várias direções. O nosso Sol e mais 80% das estrelas num raio de 1000 anos-luz se move em órbita quase circular em torno do centro da galáxia mas um gupo de 20% das estrelas na nossa vizinhança se move perpendicularmente indo ou vindo da direção do centro da gláxia.

Texto completo em:
http://www.esa.int/esaSC/Pr_23_2004_s_en.html

(Isto reafirma que o Sol se move em órbita quase circular em torno do centro da galáxia.)

Abraços,

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Re: Novas descobertas

Mensagempor Toninho » Dom, 24/10/2004, 18:47h

Zeca escreveu:
Voltando ao movimento das estrelas ao redor da galáxia, vejam o que astrônomos do ESA (European Space Agency) descobriram: que o Sol está numa espécie de encruzilhada galática onde existem grupos de estrelas se movendo em várias direções. O nosso Sol e mais 80% das estrelas num raio de 1000 anos-luz se move em órbita quase circular em torno do centro da galáxia mas um gupo de 20% das estrelas na nossa vizinhança se move perpendicularmente indo ou vindo da direção do centro da gláxia.

Texto completo em:
http://www.esa.int/esaSC/Pr_23_2004_s_en.html

(Isto reafirma que o Sol se move em órbita quase circular em torno do centro da galáxia.)

Abraços,

Zeca, você está sempre a nos trazer novas abordagens interessantes !
A noção que o link acima nos tráz, de que grupos de estrêlas podem formar "córregos", "feixes" de estrelas deflexionando suas órbitas em conjunto devido às ondas de densidade que constituem os braços galácticos é deveras interessante e nos dá muito material para reflexão !

Mestre não é quem ensina, mas quem nos faz refletir!

Essa questão da circularidade das órbitas, penso que tenha implicações inclusive com a questão do "Enigma da matéria escura", assunto de uma das primeiros números da SCIAN Brasil. Nesta edição, num dos artigos é afirmado claramente que "as estrêlas de diversos discos de galáxias espirais movem-se em órbitas quase circulares". Esse dado constituiu-se, pelo que entendi, num dos pressupostos do hipotético halo esférico de matéria escura que envolveria este tipo de galáxia ( espirais ).

Confesso que tenho que refletir melhor , inclusive prá ver se consigo conciliar o fato de que o ângulo formado pela visada do Sol ao
apéx solar com a direção ao centro da Via Láctea ( Sagitário A ), é muito diferente de 90º : achei 61º ( aliás, número que acho melhor que os 65º que coloquei em outro tópico ).
O ângulo de 90º, acredito eu, seria o que se poderia esperar no caso da órbita do Sistema Solar em torno do centro galáctico ser, no presente momento, circular !

O que poderia provocar esta deflexão ? Nêmesis ? Sagitário A não estaria o centro geométrico da Via Láctea ?

Abraços.[/i]

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Zeca » Dom, 24/10/2004, 22:59h

Como diz no artigo que mencionei acima, os próprios braços da espiral podem defletir o movimento das estrelas. Não é necessariamente um corpo mas o conjunto de estrelas e massas presentes numa região do espaço. Por outro lado, eu medi a distância angular entre Vega e gamma Sgr (que está próxima do centro galático) e encontrei 69°. Isso leva a crer que a órbita do Sol é elíptica, nada de espanto pois órbita circular é a exceção (quando eu falo que o Sol tem órbita circular quero dizer aproximadamente circular).

Abraços,

Zeca (30°S 51°W)

"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Toninho » Ter, 26/10/2004, 23:57h

Zeca, estimei o valor de 61º considerando que o apex solar encontra-se na Constelação de Hércules, 10º a sudoeste de Vega ( Alpha Lyrae). Vi esta definição no Aurélio, por cujo conteúdo adquiri um grande respeito dada sua precisão em geral ( apesar de que falar em "10º a SO de Vega" não é algo de uma grande precisão matemática ).
Porém, pelo que pude constatar pesquisando estes números, não existe unanimidade entre os astrônomos quanto à exatidão do ponto da esfera celeste prá onde se dirige o Sol e seu séquito. Talvez o fato de nos encontrarmos numa encruzilhada galáctica, com estrelas movendo-se em várias direções, como você muito bem afirmou, dificulte a determinação exata desta direção:

Zeca escreveu:
Voltando ao movimento das estrelas ao redor da galáxia, vejam o que astrônomos do ESA (European Space Agency) descobriram: que o Sol está numa espécie de encruzilhada galática onde existem grupos de estrelas se movendo em várias direções
(..)

Mencionei a hipótese de Nêmesis ao lembrar-me de uma entrevista do Daminelli, astrofísico da USP, de cerca de um ano atrás. Naquela ocasião, ele afirmou que muitas hipóteses por vezes esquecidas, ressurgem e citou, como exemplo, esta hipotética companheira do Sol, que voltava a merecer a atenção da comunidade científica.

Gostaria de mencionar que está excelente a troca de idéias entre o Natu e o Edu em outro tópico deste Fórum ( Forma da galáxias: por que as galáxias são vórtices? ). Logo que puder, visitarei todos aqueles endereços, vale a pena !

Abraços.

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 1002
 Registro: 16/07/2003

Mensagempor Natu » Qua, 27/10/2004, 02:29h

Toninho escreveu:
Mencionei a hipótese de Nêmesis ao lembrar-me de uma entrevista do Daminelli, astrofísico da USP, de cerca de um ano atrás. Naquela ocasião, ele afirmou que muitas hipóteses por vezes esquecidas, ressurgem e citou, como exemplo, esta hipotética companheira do Sol, que voltava a merecer a atenção da comunidade científica.

Gostaria de mencionar que está excelente a troca de idéias entre o Natu e o Edu em outro tópico deste Fórum ( Forma da galáxias: por que as galáxias são vórtices? ). Logo que puder, visitarei todos aqueles endereços, vale a pena !

Abraços.

A hipótese de Nêmesis continua de pé, pois, dando uma fuçada naqueles links sobre Alfa do Centauro que o Zeca passou - eu disse que "não ia perder o meu tempo lendo aquilo" (e se aparece algum "inca centauriano" por lá? Deus nos livre!), mas eu olhei os links sim - e, a "Próxima Centauro" é uma estrela vermelha um pouco maior que Júpiter - se é que se pode chamar aquilo de "estrela". Ela não tem sequer condições de fornecer 1/100 da energia que o Sol despeja sobre a Terra, grosso modo falando... Assim, é bem possível que haja uma anã marron - quase "seca", mais raquítica que a Próxima do Centauro - girando em torno do Sol.

No 7º ENAST, em Brotas - SP (perto de Bauru) o Mourão vai dar uma palestra sobre a importância do Trânsito de Vênus, pois esse tipo de trânsito certamente deve acontecer em outros sistemas solares, e os astrônomos cogitam da observação de possíveis pontinhos escuros na superfície luminosa das estrelas, que, certamente, se especulará que são planetas fazendo o seu trânsito em torno da estrela sobre a qual giram.

Lá no Formação de Galáxias têm um monte de "tarefa de casa" p/ fazer, isso sim... :o Nós postamos um monte de links sobre a origem das galáxias, a maioria em inglês, mas eu mesmo só li um deles até agora :oops: (dos links em inglês).

Façam uma visitinha lá e contribuam, pois de mim mesmo não posso tirar nada, afinal eu não sei nada sobre aquele assunto, estou aprendendo somente.

Abraços,

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Toninho » Qua, 27/10/2004, 12:29h

Natu escreveu:
A hipótese de Nêmesis continua de pé, pois, dando uma fuçada naqueles links sobre Alfa do Centauro que o Zeca passou - eu disse que "não ia perder o meu tempo lendo aquilo" (e se aparece algum "inca centauriano" por lá? Deus nos livre!), mas eu olhei os links sim - e, a "Próxima Centauro" é uma estrela vermelha um pouco maior que Júpiter - se é que se pode chamar aquilo de "estrela". Ela não tem sequer condições de fornecer 1/100 da energia que o Sol despeja sobre a Terra, grosso modo falando... Assim, é bem possível que haja uma anã marron - quase "seca", mais raquítica que a Próxima do Centauro - girando em torno do Sol.

No 7º ENAST, em Brotas - SP (perto de Bauru) o Mourão vai dar uma palestra sobre a importância do Trânsito de Vênus, pois esse tipo de trânsito certamente deve acontecer em outros sistemas solares, e os astrônomos cogitam da observação de possíveis pontinhos escuros na superfície luminosa das estrelas, que, certamente, se especulará que são planetas fazendo o seu trânsito em torno da estrela sobre a qual giram.

Lá no Formação de Galáxias têm um monte de "tarefa de casa" p/ fazer, isso sim... :o Nós postamos um monte de links sobre a origem das galáxias, a maioria em inglês, mas eu mesmo só li um deles até agora :oops: (dos links em inglês).

Façam uma visitinha lá e contribuam, pois de mim mesmo não posso tirar nada, afinal eu não sei nada sobre aquele assunto, estou aprendendo somente.

Abraços,

A primeira vez que tive contato com a hipótese de Nêmises foi através de um artigo do Isaac Asimov.
Ali, ele explicava que a maioria das estrelas já estudadas são múltiplas. Por que, então, seria o Sol uma excessão ( apesar do fato de Júpiter poder ser considerado uma quase-estrela resolve em parte este problema) ?
Mencionava também a questão do maciço desaparecimento periódico de espécies na Terra, a última comprovadamente relacionada com a queda de um asteróide ( recentemente, foram encontradas evidências de que a maior de todas as extinções conhecidas, a do Permiano, também estaria relacionada com a queda de um bólito ).
Escreveu que uma estrela companheira poderia, periódicamente, ao aproximar-se do Sol, perturbar a Nuvem de Oort ( região além de Plutão ) e enviar uma chuva de cometas para a parte interna do Sistema Solar.

Abraços.

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Toninho » Sáb, 25/12/2004, 14:01h

Zeca escreveu:
Como diz no artigo que mencionei acima, os próprios braços da espiral podem defletir o movimento das estrelas. Não é necessariamente um corpo mas o conjunto de estrelas e massas presentes numa região do espaço. Por outro lado, eu medi a distância angular entre Vega e gamma Sgr (que está próxima do centro galático) e encontrei 69°. Isso leva a crer que a órbita do Sol é elíptica, nada de espanto pois órbita circular é a exceção (quando eu falo que o Sol tem órbita circular quero dizer aproximadamente circular).

Abraços,

Zeca, no site abaixo, que você indicou em outro tópico, aproximadamente no meio da página, está um diagrama com o ângulo de cerca de 60º, sobre o qual andamos conversando acima.
http://science.nasa.gov/headlines/y2004 ... stream.htm

Feliz Natal a todos.

Toninho.

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Zeca » Qua, 29/12/2004, 20:42h

Pois é... aparentemente é 60° mas o desenho parece ser em 3 dimensões e o ângulo não ser exatamente o que medimos no plano da figura. Mas é uma aproximação...

Abraços,

Zeca (30°S 51°W)

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 69 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer