Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Cosmofórum

Fórum Brasileiro de Astronomia

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 40 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 69
 Registro: 18/01/2008

A Maldição do Primeiro Equipamento

Mensagempor Rodrigo_SP » Dom, 20/01/2008, 13:58h

Parece brincadeira né...

Desde a quinta-feira 17/01 q adquiri meu primeiro bino q o tempo fechou, dei uma olhadinha na previsão do tempo e tem chuva a semana inteira...

è mole...

Será uma maldição??

Não existem limites para o conhecimento...

Bino Celestron UpClose 10x50WA

Latitude: 20º 43' 13" S
Longitude: 47º 53' 12" O

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2686
 Registro: 21/09/2007

Re: A Maldição do Primeiro Equipamento

Mensagempor Milito » Dom, 20/01/2008, 14:27h

Rodrigo_SP escreveu:
Parece brincadeira né...

Desde a quinta-feira 17/01 q adquiri meu primeiro bino q o tempo fechou, dei uma olhadinha na previsão do tempo e tem chuva a semana inteira...

è mole...

Será uma maldição??

Rodrigo:
Essa "maldição" é relatada por vários companheiros de fórum e confesso que não dava muito crédito a ela. Acreditei piamente tê-la contrariado quando terminei de montar o meu tele (newtoniano 180mm), uma vez que o tempo estava fechado e na primeira noite o céu abriu de uma forma rara para essa época do ano. Observei grupos abertos, aglomerados, a núvem de Orion, Marte e Saturno.
Só que não fiquei plenamente setisfeito e fui conferir a colimação do tele - que estava fora dos padrões. Desmontei tudo, montei outra vez com calma fiz a colimação (apanhei um bocado) e quando me dei por satisfeito, adivinhe: CÉU FECHADO! - Já são três dias e pelo andar da carruagem acho que tão cedo ele não vai abrir.
O jeito é esperar; a paciência é um dos apetrechos essenciais para quem deseja observar o céu - tem os dias e horários mais apropriados para observações que aguardamos até com ansiedade e quando chega a hora.... NUVENS.
um abraço,

Alexandre

"A árvore da ciência tem um galho, o da riqueza, que só produz frutos venenosos"
José Saramago

http://www.notasastronomia.blogspot.com.br/

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 61
 Registro: 26/09/2007

Mensagempor Joauml » Dom, 20/01/2008, 17:06h

Meu novo equipamento chegou quarta-feira, e adivinhe? Nublou. quinta nublou, sexta nublou, sábado nublou, hoje está nublado, a previsão é que até terça-feira da semana que vem esteja todos os dias nublado, isso por que ainda não tem previsão para quarta :cry:

"E eu vos direi: Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
Olavo Bilac
tele newt. 150mm 8.3

http://joauml.multiply.com/

Responder com citação  

Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 19
 Registro: 10/01/2008

Mensagempor esobreiro » Seg, 21/01/2008, 01:09h

Minha nova Barlow e meu filtro deep sky chegaram a 10 dias... 10 dias de chuvas e tempo nublado....

Tenho acompanhado e me irritado com as fotos do GOES.

É uma maldição, sem dúvida!

ABraço

Responder com citação  

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 61
 Registro: 26/09/2007

Mensagempor Joauml » Seg, 21/01/2008, 01:19h

Nem tanto, hoje o céu abriu por um tempinho e dei uma boa observada, tirei umas fotos boas quem quiser ver, estão no meu multiply

"E eu vos direi: Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
Olavo Bilac
tele newt. 150mm 8.3

http://joauml.multiply.com/

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Rodrigo_SP » Seg, 21/01/2008, 02:41h

Milito escreveu:
Rodrigo_SP escreveu:
Parece brincadeira né...

è mole...

Será uma maldição??

Rodrigo:
Essa "maldição" é relatada por vários companheiros de fórum e confesso que não dava muito crédito a ela. Acreditei piamente tê-la contrariado quando terminei de montar o meu tele (newtoniano 180mm), uma vez que o tempo estava fechado e na primeira noite o céu abriu de uma forma rara para essa época do ano. Observei grupos abertos, aglomerados, a núvem de Orion, Marte e Saturno.
Só que não fiquei plenamente setisfeito e fui conferir a colimação do tele - que estava fora dos padrões. Desmontei tudo, montei outra vez com calma fiz a colimação (apanhei um bocado) e quando me dei por satisfeito, adivinhe: CÉU FECHADO! - Já são três dias e pelo andar da carruagem acho que tão cedo ele não vai abrir.
O jeito é esperar; a paciência é um dos apetrechos essenciais para quem deseja observar o céu - tem os dias e horários mais apropriados para observações que aguardamos até com ansiedade e quando chega a hora.... NUVENS.
um abraço,

Alexandre

Me responde uma coisa... Este tele que vc acabou de montar é kit de algum ATM??

-Valeu-!!

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Milito » Seg, 21/01/2008, 15:13h

Rodrigo_SP escreveu:
[Me responde uma coisa... Este tele que vc acabou de montar é kit de algum ATM??

-Valeu-!!

Sim Rodrigo adquiri o kit intermediário do Sebastião Santiago (espelhos primário e secundário + suporte do secundário).

um abraço,

Alexandre

"A árvore da ciência tem um galho, o da riqueza, que só produz frutos venenosos"
José Saramago

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Rodrigo_SP » Seg, 21/01/2008, 15:29h

Milito escreveu:
Rodrigo_SP escreveu:
[Me responde uma coisa... Este tele que vc acabou de montar é kit de algum ATM??

-Valeu-!!

Sim Rodrigo adquiri o kit intermediário do Sebastião Santiago (espelhos primário e secundário + suporte do secundário).

um abraço,

Alexandre

Amigo Milito, estive prestes a adquirir um destes kit´s do Sr. Sebastião de 180mm, preferi primeiramente comprar um bino mas pretendo comprar um kit destes ainda porém temo as dificuldades na montagem, é realmente fácil seguir passo a passo do CD que vem junto com o kit ? e o tripé ?

Forte abraço...

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 78
 Registro: 18/12/2007

Mensagempor GusSky » Seg, 21/01/2008, 16:42h

Não tenho equipos, mas há 15 anos atrás consegui um tasco 900mm emprestado de um amigo...5 dias nublado... dai restou fazer observações terrestres e prá terminar a desgraça, acabou quebrando uma pecinha que da engrenagem que gira aquele disco dentado e que mantém o tele apontado prá cima... eu com 15 anos, isolado em minha cidade pequena como ia comprar uma pecinha daquelas e onde? quer maldição maior? rsrs
agora to namorando um bino 10x50. já sei qté o que vai ser quando ele chegar...
~~~~ ~~~ ~~~~
~~ ~~~ ~~ ~~
' '' ' ' \\ ' '' ' '' '
' ' '' ' ' / ' ' '' ''

"Pés no chão, cabeça nas estrelas".
Equipamentos: Bino Celestron Outland LX 10x50 e os olhos da cara! :D

Responder com citação  

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Milito » Seg, 21/01/2008, 17:10h

Rodrigo_SP escreveu:
Amigo Milito, estive prestes a adquirir um destes kit´s do Sr. Sebastião de 180mm, preferi primeiramente comprar um bino mas pretendo comprar um kit destes ainda porém temo as dificuldades na montagem, é realmente fácil seguir passo a passo do CD que vem junto com o kit ? e o tripé ?

Forte abraço...

Peço licença aos moderadores para responder esse off topic - Rodrigo você pode fazer perguntas via mensagen particular, use e abuse !

Se você tem dificuldade para localizar objetos no céu, a opçao pelo binóculo foi acertada.
Quanto ao kit só resolvi adquiri-lo depois de saber exatamente o que iria ter pela frente. Segue um site que foi muito útil:

http://www.turminha.com/telescopio/links.shtml

Mesmo assim fiz várias modificações de acordo com minha habilidade manual e minha prática.
Então aconselho a você assimilar bem o trabalho a realizar. Demorei cerca de 3 meses para concluir a construção do tele, pois não adianta querer fazer tudo rapidinho.
As instruções que vêm com o kit são apenas para a construção do focalizador e da base dobsiana (não é um tripé).
Estude bastante as informações nesse link, entenda BEM como funciona um telescópio refletor e principalmente leia os diversos tópicos referentes a ATM aqui no fórum antes de começar, e claro PERGUNTE... temos aqui no fórum inúmeros colegas capacitados e experientes.
Só posso garantir uma coisa: não é difícil construir o tele, mas é trabalhoso e isso vai exigir muita calma e atenção.

Qualquer dúvida não se acanhe, envie uma mensagem particular.

obrigado moderadores,
um abraço,

Alexandre

José Saramago

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

-Valeu-!!

Mensagempor Rodrigo_SP » Seg, 21/01/2008, 17:26h

Aew Milito...

Obrigado pelas dicas e pela atenção, estou a menos de 50 km da sua cidade e as vezes passo por ai, gostaria de saber se vc não se importaria de eu dar uma olhadinha no seu tele pra ver como ele ficou e quem sabe já começo a preparar os materiais para o meu, agora que comprei o bino, tenho q tomar um folego ($ verba $) antes de comprar o kit e enquanto isso vou preparando a base para o tele...

-Valeu-!!

Responder com citação  

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Rodrigo_SP » Ter, 22/01/2008, 03:56h

Bem...

Na quinta-feira passada (17/01) comprei meu primeiro bino, ele nem tinha chegado e descambou a chover, previsão de chuva até sexta-feira (25/01). Já hoje comprei uma bússola, será q ganhei mais uns 7 dias de chuva??

Abraços...

Responder com citação  
Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 40 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado

Servidores Dedicados Ars Magna Powered by Ars Magna WebServer